Saúde, beleza e autoestima. Três palavras que caminham juntas quando o assunto é implante dentário, que embora comum nos dias de hoje, ainda desperta algum receio nas pessoas.
Quando se perde um ou mais dentes, muitos relutam em procurar um dentista para uma consulta prévia e acabam não retornando para o tratamento. Implante dentário não é nenhum bicho de sete cabeças, desde que o paciente procure um dentista e uma clínica odontológica com conhecimento e responsabilidade.
Não há necessidade de ter medo de fazer um implante dentário, porque a cirurgia muitas vezes é rápida e o tratamento considerado simples em relação a outros dentro da odontologia.
Para que o tratamento seja bem sucedido, o paciente deve seguir rigorosamente as prescrições passadas pelo profissional. Entre elas o repouso e o uso correto dos medicamentos. Para mostrar a você que vale a pena realizar um tratamento e fazer implantes dentários, destacamos alguns pontos importantes que precisam ser considerados e esclarecemos algumas dúvidas.
Como é feito um implante dentário?
Implante dentário é um cilindro de titânio, popularmente chamado de pino, que é colocado dentro do osso e abaixo da gengiva. Sua função é fazer o mesmo trabalho da raiz do dente. Realizado esse procedimento, o cirurgião dentista coloca o dente em cima do implante.
Quem pode fazer um implante dentário?
A princípio qualquer pessoa pode fazer. Em algumas situações o paciente não poderá fazer o implante dentário no momento em que deseja ou em função de uma determinada condição, mas isso não impede que ele venha a fazer assim que estiver dentro das condições exigidas.
Antes de iniciar o tratamento e o implante dentário, o profissional realizará todos os exames necessários para avaliar a saúde geral do paciente. Outro fato interessante a se destacar é que hoje as condições se igualam para todos devido aos valores cobrados pelos implantes e as formas de pagamento. Houve um tempo em que o implante era acessível a poucos, mas hoje todos podem fazer.
Existe rejeição dos implantes pelo organismo?
Definitivamente não existe rejeição dos implantes pelo organismo. Por serem feitos de titânio, é um material inerte ao osso. Isso significa que o organismo não percebe que alguma coisa diferente foi colocada no osso e por isso tenta fechar o furo feito pela broca para a colocação do implante. No momento em que o osso preenche esse orifício, trava o implante, o que os profissionais chamam de osseointegração. O que pode é ocorrer problemas oriundos da cirurgia ou no pós-operatório, pela qualidade do osso, mas de forma alguma por rejeição.
Qual a garantia de sucesso de um implante dentário?
O índice de sucesso é de 98%, o que significa que, em cada 100 implantes, a possibilidade de ter problemas é em apenas dois, e mesmo nesses casos, a cirurgia pode ser refeita. As chances de sucesso diminuem apenas em pacientes fumantes ou que façam uso permanente de bebida alcoólica. Nesse caso, a média é de 85% de sucesso – que ainda é considerado elevado positivamente.
E se o paciente quiser colocar os implantes e os dentes no mesmo dia?
Isso é até possível, mas nem todas as pessoas podem colocar implantes dentários e dentes no mesmo dia. Para que seja possível fazer tudo no mesmo dia, o paciente precisa ter quantidade e qualidade suficiente de osso. Quando existe o osso na região inferior geralmente é possível, pois é menos poroso. Já a maxila é um osso mais poroso, e por isso a fixação do implante torna-se mais difícil. Normalmente em implantes convencionais, os pacientes esperam em torno de 2 a 3 meses na região inferior e de 4 a 6 meses na região superior após a colocação do pino.
E o paciente que não tem nenhum dente?
Quanto à quantidade implantes dentários em pacientes que não possuem nenhum dente depende do tipo de trabalho que se for realizar, mas na parte superior é recomendado no mínimo seis e na região inferior dois.
Planejamento é necessário?
Do tratamento ao implante, tudo começa com o planejamento. É a fase em que os dentistas tentam descobrir quais são os objetivos do paciente e quais são as reais possibilidades de trabalho. Após esse processo vem a cirurgia, quando os implantes dentários são colocados. Em caso de implantes com carga imediata, são colocados dentes provisórios no mesmo dia da cirurgia.
Será que vai doer?
Não existe dor nesse processo, pois a colocação de implantes dentários é muito tranquila. A anestesia é local, a mesma que se aplica para fazer qualquer tratamento dentário. Quando chega no osso, a dor não ocorre, pois como ele não tem inervação, não dói e o pós-operatório é considerado tranquilo. Nessa fase recomenda-se o uso de analgésico, antibiótico, anti-inflamatório. Já o repouso é exigido apenas no dia da cirurgia. No outro dia o paciente poderá retomar as suas atividades de trabalho, porém com moderação.
Deseja fazer um implante dentário? Escolha uma de nossas clínicas CLICANDO AQUI!
Ainda está com dúvidas ou já fez um implante bem sucedido? Compartilhe conosco!
Sônia
written on 27 agosto 2015 -Gostaria de fazer o implante total na parte superior e parcial na parte inferior.
Mas…não tenho condições financeira.
Ouvi dizer que em faculdades fazem e as pessoas pagam somente o material.
Será verdade?
Pode me ajudar?
Obrigada.
Um grande abraço
Wanderson Lage
written on 28 agosto 2015 -Boa tarde! Algumas faculdades sim, mas até onde tenho de informação aqui próximo a região não tem nenhuma que fazem dessa forma. As que dizem que cobram apenas o material na realidade cobram um valor maior.
Nossa clínica tem ótimos valores para implante e ótimos profissionais. Acredito que vale a pena fazer um orçamento. Mais interesse favor entrar em contato no 38424455.
att
luzia
written on 29 agosto 2015 -olhaSONIA eu acabei de fazer um implante dentario fiz 4 dentes na parte inferior
e não é tão caro meu dentista facilitou muito pra eu pagar .
me passou muita confiança,dividiu do jeito que eu pudesse pagar.
Maria de Fátima Vilela Santiago
written on 30 agosto 2015 -Gostaria de estar passando por uma avaliação para implante total superior e alguns da parte inferior e as condições de pagamento.
Wanderson Lage
written on 31 agosto 2015 -Boa tarde! Em qual cidade você mora? Qual o melhor dia e hora?
att
Wanderson Lage
Wanderlei
written on 14 outubro 2015 -Ola. Estou fazendo tratamento com ortodontista a mais de 3 anos pra chegar os dentes no lugar, acho que nao falta muito nao. posso ja fazer os implantes dentarios necessarios (vao ser implantados 4, dois de cada lado arcada inferior, ja estou com pedidos de radiografias) ou tenho que esperar terminar o tratamento ortodontico? se eu ficar esperando muito vai ficar mais caro. o que devo fazer?
Wanderson Lage
written on 18 outubro 2015 -Boa tarde! Você pode sim fazer os implantes antes de finalizar o tratamento ortodôntico. Desde que os espaços para se colocar os implantes já existam. Assim eu aconselho que você possa ir ao Implantodontista para que você possa fazer a avaliação se já possui os espaços.
Importante também que isso esteja de acordo com o planejamento do seu ortodontista.
att
Gestor de Relacionamento