Atualmente, o mercado de trabalho está muito rigoroso em relação à contratação de novas pessoas para atuarem nas empresas. O cenário também se estende às clínicas odontológicas. Os requisitos em relação à experiência e formação profissional de um candidato estão mais altos. Dessa maneira, a seleção de pessoas passou a ser uma ferramenta para a contratação de profissionais qualificados e talentosos para assumirem tarefas importantes ou desenvolver lideranças. Além disso, a visão das franquias em aumentar o seu quadro de colaboradores está mais ampla, já que elas exigem e necessitam de funcionários mais criativos e que atendam sua necessidade.
Para que as clínicas odontológicas consigam encontrar a pessoa certa, existem algumas ferramentas de seleção que ajudam na escolha, incluindo o teste psicológico, a dinâmica de grupo e também a entrevista para a avaliação pessoal e de conhecimentos gerais por parte do candidato, caso ele venha trabalhar em uma área administrativa, por exemplo.
De todas as etapas do processo seletivo, a entrevista é uma das mais importantes. É com ela que os Recursos Humanos da empresa realmente identifica os talentos que podem ser contratados para o quadro de funcionários.
A entrevista como estratégia
Podemos dizer que as franquias buscam melhorar os seus serviços para que elas possam se destacar em relação às concorrentes. Assim, essa ambição pelo sucesso exige o recrutamento e a seleção de pessoas mais qualificadas.
Geralmente, a busca por candidatos começa com a análise de currículos e passa pela entrevista para encontrar os profissionais aptos a assumirem as tarefas de responsabilidade. Ou seja, o processo de seleção faz realmente parte da estratégia da franquia como um todo. A entrevista permite encontrar pessoas talentosas, bem como identificar a capacidade profissional, de liderança e a habilidade em trabalhar em equipe de um profissional.
Por ser tão importante, é necessário planejar a entrevista com cuidado, para que a mesma seja positiva e traga bons resultados, tanto para a clínica odontológica, quanto para o entrevistado. Dessa maneira, a pessoa responsável pelo recrutamento e seleção deve conhecer as exigências da vaga, para que assim busque as características do candidato que sejam realmente importantes.
Na entrevista, as informações mais relevantes do candidato são extraídas, incluindo os dados pessoais e os profissionais. Nela, o entrevistado tem a oportunidade e o tempo necessário para se expressar perante o responsável pela recrutamento.
A apresentação, durante o início de entrevista, é de extrema importância. É nela que a primeira impressão é obtida, tanto por parte do profissional, quanto por parte do entrevistador. Assim, é muito importante que o responsável pela entrevista seja educado, comunicativo e simpático, afinal o candidato com qualidades é um possível colaborador da empresa.
A análise comportamental que é realizada durante este processo e também é importante, pois é o momento no qual o entrevistador observa as reações do candidato e define algumas características, incluindo a ansiedade, ou a agressividade, por exemplo.
Assim, diante a importância da entrevista para a estratégia a longo prazo de uma franquia odontológica, é necessário que o profissional da área de Recursos Humanos tenha cuidado. Ele precisa saber exatamente qual é o perfil de candidato necessário, ou seja, ter a descrição correta do cargo oferecido, os pré-requisitos da vaga e os valores da empresa. Caso o contrário, isso pode gerar problemas no futuro, incluindo desgastes e prejuízo.
E você, como se prepara para recrutar um novo colaborador?