A palavra dentista já foi muito temida por muitas pessoas, principalmente as crianças, que já se assustavam e tentavam fugir diante de sua simples menção. Mas estes profissionais hoje contam com uma grande aliada que fez sua profissão ficar menos temida, proporcionando tratamentos mais confortáveis, rápidos e seguros. A tecnologia ganhou espaço nos consultórios odontológicos e, ao mesmo tempo, abriu o mercado para os dentistas, deixando os sorrisos mais frequentes nos rostos de todos os envolvidos.
Tecnologias e os dentistas
O barulho da broca era talvez, o mais perturbador encontrado nos consultórios odontológicos há alguns anos. Atualmente, a tecnologia vem agindo na indústria e criando rolamentos mais suaves, que minimizam os sons produzidos por alguns dos equipamentos dos dentistas e reduzem a tensão psicológica do paciente, tornando a consulta muito mais agradável para todos.
A aversão aos dentistas tornava mais complicadas as situações dos pacientes e também dos dentistas quando as consultas eram realizadas. A saúde bucal era muito prejudicada pelo medo que as pessoas tinham em ir ao dentista, e fazendo isto tardiamente, acabavam levando um quadro mais avançado para tratamento, necessitando de mais trabalho para restaurar os padrões normais de saúde. Hoje, com as idas mais frequentes, pequenos problemas podem logo ser tratados sem que tragam muita dor de cabeça, evitando o agravamento da situação.
A tecnologia vem proporcionando ferramentas avançados para os dentistas. Vale destacar os aparelhos ortodônticos, que hoje já permitem tratamentos mais rápidos e com menos desconforto, lentes que corrigem várias imperfeições dos dentes, utilização de equipamentos 3D e outros.
Diagnósticos mais precisos
Um bom diagnóstico é uma ferramenta importante para o sucesso no tratamento odontológico. Equipamentos de raios-x mais sofisticados já permitem a obtenção de resultados muito mais precisos, facilitando a vida dos dentistas e pacientes, que além de tudo ficam menos expostos à radiação dos aparelhos. As formas de sedação também avançaram tecnologicamente, ganhando ferramentas computadorizadas, que agem com precisão no local e dosam de forma mais eficiente. Hoje, o paciente é submetido a doses mais específicas para sua necessidade, mantendo o movimento normal de áreas próximas que não necessitam dos mesmos cuidados.
Tratamento endodôntico facilitado com a tecnologia
O tratamento de canal é o último recurso utilizado para salvar um dente, e um dos que mais geram preocupações aos pacientes. Nos últimos dez anos, a tecnologia acerca desta área evoluiu bastante, tornando o tratamento mais seguro, eficiente e rápido. A utilização de localizadores eletrônicos, ultrassom e microscópios clínicos facilitam muito os tratamentos atuais, levando os índices de sucesso nos procedimentos a serem muito maior quando comparados com os realizados há poucos anos, mesmo nos casos mais graves. O uso de novos materiais desenvolvidos também traz benefícios aos tratamentos endodônticos, tanto para a descontaminação da região, como para a obturação.
Dentista e paciente mais próximos
A tecnologia para os dentistas se tornou tão abrangente que hoje se encontra até mesmo fora dos consultórios. O agendamento de consultas se tornou muito mais rápido e prático, dando mais comodidade aos pacientes, que ficaram mais livres para organizar seus horários e ir ao consultório. Muitos dentistas atualmente fazem uso de aplicativos de celular ou programas de computador, como o Skype, interagindo mais com os pacientes, facilitando a vida para aqueles que querem tirar dúvidas pontuais e não disponibilizam de tempo para uma visita ao consultório.
De forma geral, a tecnologia veio a ser uma grande aliada no mercado de dentistas, tanto para os profissionais, quanto para os pacientes, tornando muito mais agradáveis as consultas, que deixaram de ser traumáticas para passar a práticas comuns, que oferecem qualidade de vida e tornam mais fácil o ato de sorrir.
E você, sente os benefícios da tecnologia quando precisa ir ao dentista? Deixe sua opinião nos comentários!