Quem não gosta de uma sopa no inverno ou então um sorvete para amenizar o calor? Para muitas pessoas, tomar esses alimentos não é tarefa fácil. Quem sofre com a sensibilidade nos dentes passa por esse tipo de problema, pois qualquer alimento mais gelado ou muito quente já causa um desconforto.
Mas, porque será que essa sensibilidade acontece? Acompanhe.
Entenda como a sensibilidade dos dentes acontece
Sobre o dente há uma película de proteção chamada de esmalte, sobre a raiz há o cemento para a proteção e quando um deles encontra-se desgastado, a dentina fica exposta. Como ela é ligada à polpa dos dentes, que é cheia de terminações nervosas, resulta na tal sensação desagradável, quando estimulada sem a proteção natural.
Há outros problemas que podem causar a sensibilidade, como o mau posicionamento dos dentes que gera o bruxismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, o que colabora para o desgaste, fazer muita força na hora de escovar os dentes, problema de retração na gengiva, dente quebrado com dentina exposta e refluxo gastroesofágico, que aumenta a acidez na boca.
O uso de aparelhos também pode aumentar a sensibilidade, já que a posição dos dentes está sendo alterada e muda a relação da coroa com a gengiva.
Como evitar a sensibilidade no dente?
Conviver com a sensibilidade nos dentes não é fácil. Por isso, a primeira coisa a ser feita é procurar o seu dentista. Ele poderá avaliar se o caso é mais simples, podendo ser tratado com uso de creme bucal apropriado, ou se você tem algum outro problema na saúde bucal, como gengivite ou cárie, e que esteja intensificando a sensibilidade.
Há alguns cremes dentais que reduzem a sensibilidade e podem ser usados diariamente. São um pouco mais caros do que os convencionais, mas dão um bom resultado. Os bochechos com antissépticos à base de flúor, na concentração entre 0,5% e 1,5%, também ajudam a fortalecer a proteção do dente e consequentemente a diminuir a sensibilidade.
Além disso, é necessário caprichar na higiene oral para evitar o problema e algumas dicas podem ajudar a evitar o desconforto da sensibilidade.
- Escove os dentes fazendo movimentos circulares para que a gengiva seja massageada;
- Evite cremes dentais clareadores. Use pastas de dente pouco abrasivas.
- Tenha uma dieta pouco ácida;
- Caso consuma algo ácido, faça bochechos imediatamente com água e aguarde pelo menos uma hora para escovar os dentes. O ácido agride o esmalte e o deixa mais sensível;
- Utilize escovas com cerdas macias e pontas arredondadas;
- Faça bochechos com produtos específicos que contenham flúor e ajudem a evitar o desgaste do esmalte;
- Nunca use as misturas caseiras a base de bicarbonato que prometem deixar os dentes brancos. Você pode danificar a proteção dos seus dentes e acabar tendo sensibilidade;
- Só faça tratamentos clareadores com um profissional;
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia e use fio dental.
Com cuidados básicos de higiene, visitas frequentes ao dentista e tratamento específico, você pode dar fim á sensibilidade nos dentes.
Ficou com alguma dúvida sobre a sensibilidade nos dentes? Conte a sua experiência escrevendo pra gente pelos comentários.
Renata
written on 27 novembro 2015 -Essa matéria que vocês postaram sobre sensibilidade com certeza será de grande utilidade para muitas pessoas. Eu já vivi essa realidade e quem nunca? Parabéns !!!!
Wanderson Lage
written on 16 dezembro 2015 -Obrigado!!