A maior parte das pessoas acredita que tratar da higiene dental significa apenas realizar uma boa escovação, contudo outro cuidado é igualmente importante, o uso diário do fio dental. Há quem diga que ele machuca a gengiva, mas os dentistas são unânimes em afirmar que ele pode causar algum desconforto no inicio, porém após alguns dias ele desaparecem.
Utilizar o fio dental todos os dias é fundamental para a saúde bucal e também protege o restante do corpo de infecções e doenças cardíacas.
Quer saber mais sobre a importância do fio dental? Continue a leitura.
A importância do uso do fio dental
Você sabe boa parte dos benefícios de usar fio dental? Pois é, muita gente desconhece as inúmeras vantagens de usar o fio dental e não possui informação sobre os problemas de saúde que podem aparecer em decorrência da falta de uso. Veja os principais benefícios de utilizá-lo com frequência:
1- Elimina a placa bacteriana
O uso regular do fio dental retira a placa e o tártaro, os principais vilões da saúde dos dentes e da gengiva.
2- Dentes mais bonitos
Ao retirar a placa e os restos de comida entre os dentes, você evitará que os eles passem da cor branco nacarado ao branco opaco. Este cuidado com os dentes, além da realização de uma boa escovação, transforma a visita ao dentista como prática de controle e não tratamento de problemas como cáries e de canal.
3- Doenças bem longe de você
Passar o fio dental ajuda a combater uma série de doenças, como as cardíacas derivadas da presença de infecções nos dentes e dor de garganta.
4- Manter as taxas sanguíneas
Esta é uma relação bem inesperada e que pouca gente tem conhecimento. Você sabia que passar corretamente o fio dental evita que taxas como colesterol e triglicerídeos aumente? Bem, isso ocorre porque, ao usar o fio dental, as partículas de comida são completamente eliminadas, não havendo chance que esses detritos se decomponham e forneçam partículas para a corrente sanguínea.
5- Saúde dos dentes
Quer manter os dentes nos seus devidos lugares por muito tempo? Priorize a higiene dental, incluindo o uso do fio.
A falta dele ocasiona halitose, logo, as partículas acumuladas entre os dentes causam sensibilidade e gengivas avermelhadas. Estas reações indicam que a sua saúde bucal não anda muito bem, e se você deixar de lado este aviso que o seu corpo está emitindo, tem grande chance de ter problemas e perda de dentes.
Tipos de fio dental
Existem três tipos de fio de dental: monofilamento, multifilamento e a fita dental.
- Monofilamento: geralmente é usado pelas pessoas que possuem dentes mais próximos (apertados). Elas são as que mais reclamam com os machucados no meio dos dentes, e esse tipo de fio é a solução para o caso. Outra diferença é que ele não se rompe facilmente.
- Multifilamento: este tipo de fio não é tão forte e é formado por várias cordinhas de naylon. Quando está sendo utilizado, você percebe que elas vão se rompendo, mas não se preocupe, nelas estão saindo partículas de comida e bactérias.
- Fita dental: é mais difícil de ser usada, porém o resultado é bem mais eficiente.
Gostou do nosso post? Deixe o seu comentário e nos diga: você usa fio dental todos os dias?
Considere o uso do fio dental como prática urgente - Sorriso para Todos
written on 2 dezembro 2015 -[…] post Considere o uso do fio dental como prática urgente appeared first on IEB – Instituto de Estética […]
Wanderson Lage
written on 6 janeiro 2016 -ok