A ortodontia já evoluiu muito nos últimos anos e diferentes tipos de aparelhos fixos ortodônticos foram criados, desde os aparelhos metálicos convencionais, até os estéticos e os chamados “invisíveis”.
Com certeza você também já ouviu falar sobre o aparelho autoligado, ou autoligável, mas sabe o que ele tem de diferente dos outros aparelhos? São várias as diferenças, porém a principal é que o aparelho autoligado, que pode ser tanto metálico como também estético (translúcido), dispensa o uso de ligaduras elásticas. Vamos entender por que isso o torna um aparelho diferenciado?
Por que usar?
O fato de dispensar o uso das famosas ligaduras elásticas (aqueles elásticos ou borrachas coloridas que prendem os arcos nos bráquetes do aparelho, e que o seu ortodontista sempre pede para você escolher a cor quando a manutenção está por ser finalizada) já o diferencia dos outros aparelhos, pois há muitas vantagens em torno disso. Confira.
Sem ligadura elástica
Todas as vantagens deste aparelho giram, como já escrito anteriormente, em torno do fato de dispensar o uso dessas borrachas coloridas. O próprio acessório (bráquete) do aparelho autoligado possui uma aleta metálica, como uma tampa, que envolve e prende o arco no aparelho. Isto diminui o atrito entre o metal do arco e do bráquete (diferente da borracha dos elásticos que seguram o arco no aparelho convencional), aumentando e acelerando a movimentação do dente, proporcionando um tratamento mais eficaz e com o mínimo de incômodo em todos os sentidos para o paciente.
Tratamento mais rápido
A redução deste atrito entre as peças do aparelho, sua maior eficiência e força leve aplicada aos dentes acelera consideravelmente a movimentação dentária, tornando o tratamento, na sua maioria das vezes, mais rápido quando comparado àqueles que utilizam os aparelhos convencionais.
Movimentação dentária saudável
Essa força leve aplicada aos dentes, diferente da força aplicada com o aparelho convencional por conta do uso das borrachas que prendem o arco aos bráquetes, torna a movimentação dentária mais saudável, sem prejudicar os tecidos que envolvem o dente, e por muitas vezes, um tratamento menos dolorido.
Tempo maior entre as manutenções
Com menos atrito nas peças do aparelho, e consequentemente força mais leve aplicada nos dentes, o não uso das ligaduras elásticas, que tem como desvantagem também a perda rápida de sua forma e elasticidade necessitando de uma troca mensal, fazem com que a ida as manutenções com aparelho autoligado sejam menos frequentes e mais espaçadas.
Economia
Já que não há necessidade de uma manutenção todo mês, as idas ao ortodontista diminuem, e, portanto, os gastos com as mensalidades das consultas, tornando o tratamento economicamente mais benéfico para o paciente, mesmo que o custo de aquisição dos aparelhos ortodônticos autoligados seja um pouco mais elevado do que os de aparelhos convencionais.
Discrição
Para quem gosta de mais de discrição, pode ser escolhido o aparelho autoligado estético ou mesmo o aparelho autoligado metálico. Porém, mesmo neste último, a ausência das ligaduras elásticas já o torna mais discreto, uma vez que o aparelho fica com uma cor neutra e não colorida. Além do mais, não corre o risco da borracha colorida desbotar e prejudicar a estética do aparelho.
Mais higiênico
O não uso dessas borrachas elásticas torna o aparelho autoligado menos propenso ao acúmulo de restos de comida e placa bacteriana, portanto o deixa limpo por mais tempo. Mesmo assim, o cuidado diário com a higienização dentária e bucal é necessário para que todos os resultados sejam conquistados.