Abrir a própria clínica é uma das opções mais desejadas por dentistas recém-formados. Em busca de autonomia e retorno financeiro, muitos jovens profissionais optam por empreender visando uma carreira mais promissora.
Trilhar esse caminho, no entanto, requer inúmeros esforços. Além de um alto investimento inicial para montar o consultório, é necessário que o profissional busque conhecimento e aperfeiçoamento em outras áreas para auxiliá-lo nas tarefas que envolvem a gestão do negócio.
Muitos apostam no empreendedorismo como uma “fórmula do sucesso”, no entanto, é preciso avaliar com cautela o perfil e os anseios de cada profissional para que esse percurso traga realização e satisfação.
Algumas características são bastante comuns à personalidade de empreendedores. Por isso, vale a pena a reflexão acerca do seu propósito profissional, somado às suas habilidades e talentos, antes de partir para as tarefas práticas que envolvem estruturar a própria clínica odontológica.
Criatividade
É preciso bastante criatividade para lidar com os desafios diários que evolvem a gestão de qualquer negócio, independentemente da área de atuação. Aceitar os desafios e buscar soluções viáveis para o equacionamento dos problemas é essencial para quem busca empreender.
Liderança
Para exercer uma posição de gerenciamento dentro de uma empresa é necessário ser reconhecido pela liderança. Para tanto, inspirar confiança, motivar, delegar responsabilidades, saber compartilhar ideias, ouvir, aceitar opiniões, saber elogias e criticar pessoas são atributos de quem tem um bom perfil para empreender.
Perseverança
Quem decide estruturar o próprio negócio sabe que é necessário ter pulso firme para continuar fazendo um bom trabalho enquanto os resultados almejados não aparecem. É preciso manter-se firme nos seus propósitos, sem deixar de avaliar os limites de suas possibilidades. É necessário ser perseverante para buscar alcançar suas metas, mesmo diante de situações adversas.
Flexibilidade
Pessoas que são muito rígidas costumam não se adaptar a vida de empreendedor. É preciso controlar os impulsos para se ajustar sempre que as situações demandam mudanças. Empreender requer estar aberto para constantes adaptações. Além disso, é necessário estudar e aprender sempre, mantendo-se sempre longe da zona de conforto.
Automotivação
Uma característica bastante comum entre empreendedores é a automotivação no trabalho, isto é, pessoas que tem perfil empreendedor costumam buscar realização pessoal no trabalho e nos seus resultados.
Formação permanente
Empreender requer bastante energia intelectual. É necessário buscar constantemente informações sobre o mercado e atualização profissional acerca de novas técnicas, seja da área de atuação, sejam técnicas gerenciais.
Organização
A produtividade está intimamente relacionada à organização. Quem quer empreender, para conquistar resultados, precisa ser produtivo e consequentemente organizado.
A organização é uma tarefa que depende da compreensão dos processos produtivo e administrativo. É preciso analisá-los de forma lógica e racional, para que seja possível criar estruturas e métodos que mantenham a ordenação e motivação dentro do negócio.
Ter um perfil empreendedor não implica na necessidade de ter seu próprio negócio, da mesma forma que não tê-lo não impede de investir nesse caminho. No entanto, quando as características naturais são voltadas à execução de um determinado tipo de atividade, a satisfação e a realização profissional costumam ser maiores e mais realizadoras.
E você, se identifica com as características de um empreendedor? Acompanhe o blog para mais dicas sobre o assunto.