Uma das preocupações mais visíveis dos dentistas em seus consultórios é com o gerenciamento dos atendimentos. Mas esta tarefa é só a ponta o iceberg. Há outros processos que precisam ser gerenciados estrategicamente para o sucesso do negócio e para isso é necessário um bom software odontológico.
Software de gestão de consultório odontológico
Neste panorama, um bom Software odontológico precisa ir além de fazer agendamento! Pensando nisso, listamos a seguir 4 características de um bom software para a gestão de consultório ou clínica odontológica:
1 – Gestão financeira: controle da saúde do negócio
Sim, a saúde financeira paira o cotidiano de empresas de qualquer natureza e nada melhor do que a ajuda da tecnologia para deixar tudo em dia. Uma boa solução deve contemplar contas a pagar e receber, faturamento, emissão de notas fiscais, controle de custos etc.
Fazer um bom atendimento quando toda esta parte burocrática está bem processada e armazenada no software fica muito mais fácil. O software odontológico IEBdental foi desenvolvido por profissionais com experiência em 3 área: odontologia, gestão e programação. Assim foi utilizado todo o conhecimento disponível para fazer o melhor software da área.
Esse software odontológico na parte financeira tem diversos módulos. Cada módulo tem sua funcionalidade específica e conduz o dentista ou o gestor da clínica a resultados de alta performance financeira.
O módulo de comissão de dentistas permite o dentista realizar os procedimentos feitos e de uma forma inteiramente automática ser registrado todo seu trabalho no software. Não havendo assim a necessidade de ter planilhas ou anotações de valores.
O módulo de cobrança do software odontológico permite que a clínica tenha total controle das cobranças que devem ser feitas do cliente quando este está em atraso, possuindo inclusive um script de processos para uma cobrança efetiva.
Possui um módulo de relatórios financeiros onde você poderá analisar seus custos variáveis, custos fixos, ponto de equilíbrio, custos por especialidade.
Existe também no IEBdental um módulo de controle de convênios totalmente estruturado de acordo com as regras das operadoras de convênio. Permitindo assim que possa utilizar o sistema para controle de convênios e recebe-los de uma forma segura.
Há ainda um módulo financeiro exclusivo para ortodontia para que possa gerenciar os pagamentos, atrasos e faltas dos pacientes de ortodontia.
2 – Inteligência de mercado: tomada das melhores decisões com base em dados valiosos
A concorrência está cada dia mais acirrada, então, contar com um software odontológico que ajuda a otimizar as ações de marketing, controlar melhor os investimentos e mensurar resultados dará ao consultório mais subsídios para se destacar no mercado.
O ideal é que a solução ajude a tomar decisões mais acertadas e, assim, evitar a perda de tempo com análise de vários relatórios não consolidados. Em poucos cliques, o sistema deve trazer informações valiosas que tornem o gerenciamento do negócio mais eficaz e assertivo.
O software odontológico IEBdental possui um módulo de BI (business intelligence) onde em uma única página se entra todos os dados relevantes para um perfeito controle, gestão e resolutividade em ambiente da clínica. esse módulo é interativo em módulos de gráficos que permitem o treinamento dos colaboradores de uma forma super simplificada.
3 – Gestão de relacionamento: satisfação do paciente por meio de ações de marketing
As informações captadas nos atendimentos – desde o cadastro até o relacionamento por meio de e-mails, passando por pesquisas de satisfação – devem ser subsídios para melhorar o relacionamento com eles. Para isso, nada melhor do que contar com um bom software, no qual é possível armazenar os dados e gerar relatórios com respostas que melhorem o relacionamento com os pacientes.
O sistema deve ajudar na parametrização e envios de campanhas de marketing, como SMS e pesquisas de satisfação, o que faz ganhar tempo e evitar esquecimentos ou desencontros na comunicação.
O software odontológico possui uma robusta ferramente de CRM (customer relationship manager) que significa um módulo exclusivo para um perfeito relacionamento com o cliente de forma que possamos dar a nosso cliente o que há de melhor e com a melhor qualidade em odontológica.
4 – Mobilidade: ter o sistema em qualquer hora e lugar
Ter que estar no consultório para poder acessar o sistema e gerir o negócio é mais que ultrapassado! Um bom software odontológico deve permitir acesso em qualquer lugar, em qualquer hora e de qualquer dispositivo por meio da web.
Estas características, além de demonstrar que um bom software odontológico deve fazer mais do que agendamento de consultas, demonstram que a tecnologia pode tornar a gestão do negócio mais estratégica, integrada e moderna.
Para isso, contar com um fornecedor especializado, que conhece o dia a dia dos dentistas e ofereça um sistema de alto impacto técnico, mas simples e agradável de usar, é fundamental. Além disso, o fornecedor precisa garantir que ele estará sempre disponível e oferecer suporte e atualizações que acompanhem o desenvolvimento do negócio e o crescimento da demanda.
O software odontológico que você utiliza vai além do agendamento de consultas? Você tem dúvidas sobre isso? Deixe um comentário ou faça contato com o IEB!