Os aparelhos ortodônticos fixos, existentes há muito tempo, já deixaram de ser novidade para qualquer pessoa com relação a tratamentos de estética bucal. Mas você já ouviu falar no aparelho autoligável? Esta nova tecnologia dispensa o uso das famosas borrachas coloridas, proporcionando inúmeras vantagens aos pacientes, tanto em fatores econômicos quanto operacionais.
Vantagens do aparelho autoligável
Quem já utilizou ou é próximo a pessoas que utilizam aparelhos fixos conhece um pouco da rotina em busca de um sorriso mais bonito. As frequentes idas à clínica odontológica, geralmente em períodos mensais, o incômodo nos dias seguintes à manutenção do aparelho e a saúde bucal são alguns dos fatores dos quais os aparelhos autoligáveis têm vantagem em relação aos fixos.
Na ausência dos elásticos coloridos, é o próprio bráquete que exerce a força de sustentação entre ele e o arco ortodôntico (fio metálico), devido a um dispositivo de fixação próprio, localizado na parte interna. Com isto, o atrito entre eles é reduzido, sendo este um dos fatores de resistência ao deslocamento dos dentes no tratamento, de forma a ficar mais rápido, sendo estimado um processo entre 30% a 50% mais veloz em relação aos fixos. Visualmente, são bastante perceptíveis as mudanças geradas pelo tratamento ortodôntico com a utilização dos aparelhos autoligáveis, sobretudo nos meses iniciais.
Pelo fato do suporte do bráquete ter uma vida útil superior à dos elásticos, a frequência de idas à clínica odontológica também é reduzida, necessitando de manutenção com períodos maiores entre elas, além de ser mais rápido, já que não precisa da substituição das borrachas, trazendo mais praticidade, conforto e menos dor por agir de forma mais suave e estável na movimentação dos dentes.
Saúde bucal
O período de tratamento ortodôntico leva geralmente alguns anos, e a saúde bucal não pode ser deixada nem um pouco de lado. As borrachas coloridas utilizadas na fixação do arco são pontos propícios para o acúmulo de alimentos, necessitando de cuidados maiores para sua limpeza e manutenção da saúde bucal. Com a utilização dos aparelhos autoligáveis, este ponto negativo é extremamente reduzido, visto não existir mais estas regiões de concentração de restos de alimentos, reduzindo os cuidados necessários e proporcionando uma prática mais saudável de tratamento.
Economia
Embora o custo de aquisição dos aparelhos autoligáveis seja um pouco mais elevado, a redução de gastos ao longo do tratamento torna economicamente benéfico este processo. As idas menos frequentes para manutenção reduz as mensalidades pagas, além do período total de tratamento tender a ser mais rápido em virtude de sua maior eficiência.
Além dos fatores financeiros, também há economia de tempo despendido para o tratamento, fator que agrada a muitas pessoas que possuem uma rotina corrida e necessitam agilizar da melhor forma possível o tratamento, sem abrir mão da qualidade dos serviços.
Estética
As vantagens relacionadas à estética também são encontradas nos aparelhos autoligáveis. A ausência das borrachas coloridas já minimizam consideravelmente a visibilidade do aparelho, ainda mais pelo fato de alimentos poderem pigmentar os elásticos e agravar a situação estética. Os aparelhos autoligáveis possuem inclusive uma versão esteticamente otimizada, proporcionando um tratamento eficaz e com o mínimo de incômodo em todos os sentidos para o paciente.
O que achou dos aparelhos autoligáveis? Agende uma avaliação e venha conhecer esta nova tecnologia dos tratamentos ortodônticos!
Beatriz
written on 13 dezembro 2015 -Caso quem tenha aparelho autoligado e queira colocar borrachinhas coloridas, é possivel colocar ou nao da mesmo?
Wanderson Lage
written on 16 dezembro 2015 -Oi. Dependendo do aparelho autoligavel não dá mesmo.