O número de franquia de estética teve um aumento significativo no Brasil e no mundo e por isso, este mercado se desenvolveu e vem se desenvolvendo mais com o passar dos anos.
Vamos apresentar aqui tudo referente ao botox, o que é, e quais as verdades e mentiras sobre este procedimento.
O que é botox?
O botox é um procedimento estético, que usa a toxina botulínica para amenizar os efeitos do tempo sobre a pele e rejuvenesce-la. Ele age eliminando as rugas e linhas de expressão que se formam na pele com os movimentos dos músculos.
Mas possui outra finalidade, pouco conhecida, ele pode ser usado para tratamento de hiperidrose que é o excesso de suor nas axilas, mãos e pés.
Mitos sobre o botox
- O botox deixa o rosto sem expressão;
- O botox causa botulismo;
- Botox e preenchimento são a mesma coisa;
- O botox é a solução definitiva para as rugas na pele;
- Os efeitos do botox são imediatos;
- O procedimento pode ser utilizado em todos os tipos de rugas.
Veja mais detalhadamente sobre cada mito:
O botox deixa o rosto sem expressão
Muitas pessoas após a aplicação do botox acabam perdendo as expressões do rosto, e o que muitos pensam é que a causa desse efeito é a toxina botulínica, porém ela somente causa um relaxamento da área em que foi aplicada, a falta de expressão só ocorre quando ela é aplicada de forma exagerada na pele.
O botox causa botulismo
Outro fato que muitos pensam ser verdade, é que o botox quando aplicado, pode transmitir o botulismo, por ser feito a partir da bactéria que causa essa doença. Entretanto, ela é tratada e aplicada em quantidade menores para evitar que isso aconteça.
Botox e preenchimento são a mesma coisa
Ao contrário do que muitos pensam, o botox é diferente do preenchimento. No caso do botox ele age paralisando o músculo evitando a formação de rugas, já o preenchimento serve para repor volume em algumas áreas do rosto.
O botox é a solução definitiva para as rugas na pele
A aplicação do botox não resolve definitivamente o problema com as rugas na pele, ele age no rosto reduzindo o aparecimento e a aparência das que já existem. Porém esse efeito tem duração, que normalmente é de 6 meses.
Depois desse período, o próprio organismo cria outros meios de contrair esses músculos novamente, o que leva ao surgimento das rugas.
Os efeitos do botox são imediatos
Outra mentira sobre o botox é que ele apresenta seus resultados de forma imediata, seu resultado somente passa a ser percebido após uma semana.
O procedimento pode ser utilizado em todos os tipos de rugas
Outro ponto que devemos estar atentos, é que ao contrário do que muitos pensam, nem todo tipo de ruga pode ser tratada com o botox. Somente as rugas mais dinâmicas podem apresentar resposta ao tratamento com toxina botulínica, normalmente na área da testa e entre os olhos, como os famosos pés de galinha.
LEIA TAMBÉM: Cuidados pós botox: saiba o que considerar na recuperação
Verdades sobre o botox
- A aplicação do botox não dói;
- É contraindicado para grávidas;
- A aplicação de toxina botulínica também ajuda a tratar doenças;
- O botox pode causar deformações no rosto.
Veja mais detalhadamente sobre cada verdade sobre o botox:
A aplicação do botox não dói
Além de a aplicação ser indolor, para os casos em que a pessoa é mais sensível, pode se fazer o uso de anestésico no local em que o botox é aplicado.
É contraindicado para grávidas
Por não haverem estudos que comprovem que a substância não é contraindicada para grávidas, esse procedimento não pode ser feito em gestantes.
Ele também é contraindicado para mulheres que estão amamentando, para pessoas alérgicas aos componentes do botox e portadores coagulopatias ou de doenças neuromusculares e imunológicas.
A aplicação de toxina botulínica também ajuda a tratar doenças
O botox não somente tem a finalidade estética, mas também pode contribuir no tratamento de doenças como bexiga hiperativa, blefaroespasmo, estrabismo e enxaqueca.
Além dessas doenças, ele auxilia no tratamento de bruxismo e na transpiração excessiva. No caso do bruxismo, a toxina pode ser aplicada nos músculos temporomandibular, responsáveis pela mastigação, minimizando a ação desses músculos de apertar os dentes.
Já no tratamento de transpiração excessiva, a toxina botulínica auxilia inibindo um neurotransmissor, que vai diminuir a sudorese causada nessas áreas.
LEIA TAMBÉM: Botox preço: saiba como funciona e quanto custa
O botox pode causar deformações no rosto
Se não for feito corretamente por um profissional especializado na área, a toxina botulínica pode sim deformar seu rosto, por ser uma substância injetada no corpo.
Por isso, atente-se ao local em que irá fazer o procedimento. Procure por um dermatologista ou um cirurgião plástico quando for aplicar o botox, além disso existem algumas orientações a serem seguidas durante o tratamento.
Converse com seu médico, ele saberá te orientar sobre todo o tratamento, e irá avaliar se para seu caso a toxina botulínica é a indicada, além de te orientar quanto aos cuidados que devem ser tomados durante e após o tratamento.