Como a idade demanda, o envelhecimento do corpo é gradual e também inclui os nossos dentes. Isso geralmente acontece no período que se começa a perder os tônus da musculatura labial, os dentes se desgastam e amarelam e há as rugas de expressão começam a aparecer. É para tratar esse problema que existe o rejuvenescimento facial, um conjunto de intervenções que branqueia os seus dentes e deixa sua face mais harmônica.
Saiba mais sobre esse procedimento:
O que é o rejuvenescimento do sorriso?
O rejuvenescimento do sorriso é um dos procedimentos estéticos que vem ganhando força na odontologia. Com a expansão do ramo e a divulgação dos diferentes métodos, o interesse sob esses tratamentos aumentou, e com ele a autoestima e a confiança dos pacientes.
As técnicas utilizadas no rejuvenescimento do sorriso atuam desde dentes tortos e de coloração amarela, retirada de demasia da gengiva, na perda de tônus muscular, em rugas de expressão, desarmonia facial até a falta de dente. Os resultados visam um sorriso mais agradável e harmônico ao rosto, o que resulta também no bom humor do paciente.
Há uma variedade de tratamentos relacionados, são eles:
Facetas ou lentes de contato dental
Em casos onde o clareamento não obtiver sucesso, como em pacientes que apresentam manchas advindas de medicamentos, demasia do uso do flúor e os que apresentam imperfeições dentárias, o uso das facetas ou lente de contato dental de porcelana é indicado.
Ambos os procedimentos são parecidos, uma lâmina de porcelana envolve o dente, revertendo a coloração e fazendo com que o sorriso fique uniforme. A diferença se resume no fato da faceta possuir uma maior espessura, exigindo assim um desgaste do dente.
Clareamento dental
Indicado para as pessoas que apresentam um sorriso amarelado por fatores como má higienização da zona bucal e má alimentação. Pode ser realizado em casa ou em consultório odontológico, ou até mesmo dividir o processo entre as duas localidades para um resultado melhor.
Depois desse procedimento, há reivindicações como promover uma boa higienização e evitar alguns alimentos com corantes.
Plástica gengival
São muitos os casos de pessoas que apresentam o que se chama de sorriso gengival, a demasia de gengiva na boca que é visível quando sorriem. São várias as soluções para essa situação como o uso do botox, que estica os lábios para cima ao paralisar a musculatura, e a plástica gengival.
A plástica gengival se trata de um recorte feito pelo dentista, removendo o excesso de gengiva e assim, deixando os dentes mais amostra. O tratamento com botox tem a duração do efeito da toxina, ao contrário da plástica que é irreversível.
Implantes
Na ausência de algum dente, o implante é a solução. O implante visa substituir o dente que falta, recuperando assim a função mastigatória e melhorando a fala e respiração. Esse procedimento é realizado com um pino de titânio, que substitui a raiz do dente, e também uma parte de cerâmica, a coroa, que copia as propriedades do dente.
Se a perda de dentes é frequente, são várias as próteses que trazem mais conforto e boa aparência para os pacientes, podendo ser fixas.
Harmonização facial
A harmonização facial também pode ser feita por dentistas, que realizam as injeções de botox e ácido hialurônico. O resultado é preenchimento das áreas com rugas e que achataram com o passar do tempo.
Pacientes que sofrem com a face assimétrica ou com dores na articulação entre o maxilar e o crânio (ATM), também podem obter um bom resultado com esses tratamentos.
Ortodontia
A Ortodontia é o estudo da face e arcos dentários e é capaz de tratar os desníveis dos dentes. Os dentes desalinhados vão além de apenas um problema estético, pode ocasionar desde o desvio da mordida, a dentes apinhados e o mau posicionamento da língua.
Para solucionar esse problema é recomendado o uso do aparelho ortodôntico que reposiciona os dentes e evita eventuais problemas. Apenas o dentista consultado pode indicar o tipo do aparelho e o tipo de tratamento a ser procedido.
Benefícios do tratamento
Satisfação com o sorriso;
Solução para problemas ortodônticos que costumam gerar dores e incômodos;
Pode-se devolver a funcionalidade de mastigação, também melhorando a fala e respiração;
Harmonia entre rosto e face;
Saúde bucal restaurada.