A má escovação e a má higienização bucal podem ocasionar diversos problemas que poderiam facilmente serem evitados. Muito se sabe sobre uma boa higienização, mas pouco se sabe sobre os problemas que se ocasionam em decorrência de uma má higienização.
Muitas vezes as doenças bucais são deixadas por escanteio e são inúmeras delas decorrentes da má higienização. Cáries, gengivite, lesões internas que são formadas pela placa bacteriana, aftas, periodontite e endocardite bacteriana, os riscos perante o descaso com saúde bucal vai além da aparência.
Saiba mais sobre essas consequências:
Periodontite
A periodontite ou doença periodontal, são vácuos que se formam entre a gengiva e os dentes, quando agravados ao não serem tratados, tendem a aumentarem e se transformarem em problemas maiores. Trata-se de uma infecção bacteriana nos tecidos, ligamentos e ossos que protegem e sustentam os dentes denominados periodontos.
É a evolução da gengivite e refere-se a uma doença irreversível e que leva a perda de dentes. Deve ser contatado o dentista o quanto antes, e se houver a necessidade, recorrer a uma prótese dentária.
Cáries
A cárie evolui da placa bacteriana, uma cobertura formada pelos restos de açúcar, de alimentos e de bactérias acima dos dentes. Através de uma reação na placa bacteriana à presença desses restos, produz ácidos que atacam o esmalte do dente e faz com que as cáries se desenvolvam.
Se trata da mais comum, mas dependendo da gravidade pode se evoluir para demais problemas como: infecções, contaminações e até mesmo a morte da polpa do dente.
Lesões bucais
As lesões bucais podem ser manchas, caroços, inchaços, feridas e placas. Se desenvolvem na língua, na superfície dos lábios, céu da boca, bochecha ou na garganta. São comuns serem provocadas por próteses removíveis, aftas, inflamações na gengiva e por meio do herpes labial. São benignas, porém, podem levar a um futuro câncer de boca.
Fumantes e consumidores de bebidas alcóolicas devem procurar ajuda profissional para precaverem de futuros danos maiores, o câncer pode ser diagnosticado logo no início e se tratado pode diminuir rapidamente.
Aftas
As aftas são feridas de coloração branca e bordas avermelhadas que podem causar dor e desconforto na região da boca. Se trata de pequenas úlceras rasas que se formam geralmente na mucosa bucal, na região das gengivas e embaixo da língua. Dependendo do grau, não precisam de tratamento e podem durar até duas semanas, se prologando, deverá ser consultado um médico.
Antes de surgir, a afta pode dá sinais, sintomas de ardência e queimação são corriqueiros. Além disso, há dificuldade de ingestão de alimentos e líquidos ácidos. Porventura podem aparecer ‘’ínguas’’, sintomas de cansaço e febre.
Gengivite
A gengivite é uma inflamação na área da gengiva que leva a vermelhidão, inchaço e até mesmo no sangramento do tecido perante a contatos bruscos. Possui tratamento e para isso se deve contatar um dentista para evitar agravações. Sua principal causa é o surgimento da placa bacteriana, que faz com que as bactérias irritem a gengiva e causem a inflamação.
Endocardite bacteriana
A endocardite bacteriana é um dos problemas mais graves causados pela má higienização, é causada pela infecção na região do endocárdio, revestimento interno do coração, originado por bactérias que chegaram no local. Caso não tratada corretamente, pode machucar ou até eliminar as válvulas cardíacas.
Leva complicações ao resto da vida e se desenvolve, na maioria das vezes, em pessoas que já possuem uma doença cardíaca, pelo fato das bactérias serem comumente destruídas pelo sistema imunológico e não desencadearem infecção.
Mau hálito
Além de todos esses danos, a falta de cuidado bucal e assim, o acúmulo de placa bacteriana nos dentes leva ao mau hálito. Também chamado halitose, essa produção de odores desagradáveis é realizada justamente por esses micro-organismos e também pela saburra lingual, camada formada por restos de alimentos, células descamadas e também por bactérias.
Para evitar todos esses problemas e muitos outros, é necessário um cuidado maior com a saúde bucal. A escovação, o uso do fio dental e do flúor são os meios necessários para que doenças na região da boca sejam evitadas. Não se descuide em nenhum momento que alguma dessas doenças forem percebidas, à medida que vão agravando podem afetar áreas além da região da boca. Todo cuidado é necessário, e um simples ato pode ajudar na prevenção.