O nosso cotidiano está cada vez mais movimentado, e cada dia mais essa correria se torna uma das maiores inimigas da saúde da família. Essa falta de atenção para os cuidados devidos à alimentação, o sono, a prática de atividades físicas e a saúde em geral, evidencia a necessidade de estagnar e renovar alguns costumes adotados dentro de casa. Precações, tratamentos e procedimentos como prótese dentária, são deixados completamente de lado.
As crianças, especialmente, necessitam de mais cuidados, visando o seu desenvolvimento e o seu crescimento sem a ocorrência de eventuais problemas de saúde. Contudo, atualmente houve um aumento exponencial de doenças entre crianças e adolescentes, a obesidade por exemplo.
Cultivar cuidados básicos em conjunto com a família é fundamental para que todos os membros possuam uma melhor qualidade de vida. Leia mais sobre:
Do que se trata a saúde da família?
A saúde da família se baseia justamente no bem-estar psicológico e físico de todos os integrantes. O vínculo entre pais e filhos supera a genética, uma vez que o relacionamento dia-a-dia molda o estilo de vida de cada um. Logo, a saúde da família engloba práticas saudáveis entre os membros e determina o bom funcionamento mental e físico de todos.
A saúde da família visa precaver enfermidades e danos que podem por em risco a vida e a estrutura familiar, empregando costumes e medidas saudáveis.
Fatores de risco
De forma geral, os maiores fatores de risco são o alcoolismo e o tabagismo, que são capazes de influenciar danos físicos e mentais. A má alimentação, com a baixa ingestão de verduras e frutas fazem com que as chances de incidência aumentam.
O contato com poluentes e o sedentarismo geralmente agravam os danos causados. Enfermidades como a obesidade e a hipertensão também são responsáveis por essas implicações. A perda de peso em crianças é um fator preocupante.
Em situações de âmbito familiar, há vários fatores que podem prejudicar a saúde dos membros, a carência dos cuidados básicos e do planejamento familiar são os principais. Outros fatores é a ausência de um dos pais, negligência e separação do casal, abusos sexuais e gravidez precoce.
Medidas básicas de saúde familiar
Hidratação diária
Como já citado, a vida corrida pode acabar sendo um grande motivo para os más costumes. Para alterar a realidade e conservar a saúde da família, é essencial manter uma boa hidratação diária.
O consumo de água deve ser de cerca de dois litros por dia. Caso tenha dificuldade de controlar a ingestão e manter o hábito, as garrafinhas podem ajudar. A preocupação quanto ao consumo diário de água é fundamental para a saúde, já que atua em todas as funções do organismo, como excreção, digestão e circulação, além de auxiliar a manter a temperatura.
Alimentação equilibrada
Comidas prontas, alimentos industrializados e fast-foods geralmente são as escolhas que fazemos em decorrência da agenda cheia. Entretanto, essa solução alimentícia não é uma das melhores opções. Assim, o cuidado básico com a saúde da família é de buscar sempre colocar na mesa pratos mais saudáveis e ricos em nutrientes.
Adicionar verduras, frutas e legumes na dieta familiar é o primeiro passo, além de evitar o consumo de refrigerantes, frituras, alimentos manufaturados e de alto teor calórico. Com uma alimentação balanceada, há o controle do colesterol ruim na corrente sanguínea e a prevenção da incidência de doenças como a diabetes tipo 2.
Prática de atividades físicas
Outra medida básica quanto a saúde da família é a pratica frequente de exercícios físicos. Mesmo com a vida corrida e o tempo reduzido, separar um tempo para se exercitar ajuda na queima de calorias e na movimentação do corpo. Desde atividades mais leves como a caminhada à pratica de esportes, priorize por esses momentos e tente ao máximo vive-los em família.
Consultas médicas regulares
Um dos principais cuidados básicos com a saúde da família é a realização de exames médicos frequentes. É somente através do acompanhamento médico que você terá a plena consciência de como está a saúde de cada pessoa de sua família e saberá como a maneira certa de prevenir eventuais problemas.
Portanto, não se descuide em nenhum momento quanto a saúde de sua família, são nos detalhes e com medidas simples que futuros danos que necessitem de uma maior atenção, de um maior esforço e tempo são evitados.