Você sabe o que é odontologia humanizada? Se sua clínica anda perdendo cada dia mais clientes pode ser sinal de que ela esteja pecando em um dos pilares do bom atendimento e da satisfação do cliente: a humanização. O atendimento humanizado é capaz de criar um laço forte entre a sua marca e o seu paciente, uma vez que visa o seu conforto e a sua confiança. Seja no tratamento de limpeza, procedimento de implante ou clareamento dental, o paciente deve se sentir acolhido.
Não é de hoje que as pessoas temem ir a um consultório odontológico, o que faz desse medo um dos mais comuns e capaz de atingir várias idades. Esse é um dos motivos que fazem com que o odontologista precise se atentar ao modo como se relaciona, e fazendo ainda mais necessário o acolhimento feito de forma humanizada.
Logo, se há um bom acolhimento, o paciente não se sente tão estressado ou tão ansioso, uma vez que se sente bem no local e na companhia do profissional. A pessoa se sente ouvida e é através desse bom atendimento que possui a vontade de retornar a sede e fidelizar a relação. Veja o que é o atendimento humanizado e como aplica-lo em sua clínica:
O que é atendimento humanizado?
É normal com que ao lidar com uma situação repetitiva comecemos a realizar a atividade de forma robótica, porém, esse costume não é bem visto principalmente quando seu trabalho é feito diretamente com pessoas, uma vez que não nos sentimos bem ao sermos tratados como números.
Portanto, a humanização do serviço odontológico possibilita que os pacientes tenham uma melhor e mais agradável experiência, onde são compreendidos e respeitados totalmente. O dentista é mais compassível, empático e sensível com o paciente, criando uma certa proximidade e intimidade com ele.
O objetivo do tratamento humanizado é diminuir o incômodo causado pelas características do ambiente, seja pelo cheiro, pelos materiais, pelo barulho dos motores até mesmo a vestimenta do profissional e sua proximidade. A forma como tratamos, nos posicionamos à frente de uma pessoa, escutamos o que ela tem a falar e mantemos um diálogo é vital para ela se sentir bem e valorizada, e é assim que ela almeja se sentir.
Humanização e odontologia
A humanização no setor odontológico se trata de algo inovador e que vem sendo cada vez mais adotado nas clínicas e pelos especialistas. Esse fator está presente desde a maneira como o odontologista se prostra ao paciente à forma como realiza os tratamentos, exerce os procedimentos e até mesmo na aparência do consultório.
A boa impressão deve ser buscada desde o primeiro contato. A pessoa deve se sentir bem na clínica desde o momento que entra dentro dela, evitando más sensações e pressentimentos. É por isso que se deve pensar em como impor a humanização de diferentes formas e em todos os serviços prestados.
Um exemplo dessa ramificação são as clínicas de odontopediatria, que, por serem especializadas em crianças, possuem um ambiente com variedade de cores e com temáticas infantis. Geralmente, a sala de espera possui brinquedos e fantasias para o entretenimento da criança.
Durante a consulta percebe-se o uso de técnicas menos hostis pelo odontopediatra que busca distrair a criança durante todo o atendimento. É assim que se impede a incidência de traumas que se desenvolvem na infância.
A humanização é requerida também ao efetuar procedimentos estéticos e que são realizados para uma maior autoestima do paciente. Apesar de proporcionar a melhor saúde bucal, o odontologista auxilia na correção de fatores desagradáveis e na remoção de características que incomodam o paciente. Desse modo, o profissional escuta o paciente e faz com que o paciente tenha a sensação de um atendimento personalizado.
Como implementar a humanização em minha clínica odontológica?
Para quem busca melhorar a sua prestação de serviços existem diferentes estratégias para a implementação da humanização na odontologia, sendo relevante a aplicação em todas as fases do atendimento, do balcão da recepção até dentro da sala de intervenção.
Habilite seus funcionários
O primeiro contato que o paciente tem em sua clínica odontológica é com seus funcionários, principalmente os que trabalham na recepção, por esse motivo, todos devem ser treinados para oferecer o melhor atendimento. É essencial que sua equipe também se preocupe com o acolhimento humanizado, com a proatividade e quanto a solução dos problemas apresentados.
Personalize seu atendimento
Como já dito, evite o atendimento maquinal, seus pacientes devem perceber que você e sua marca se preocupam com eles com a sua qualidade de vida de modo geral. Trate-os de forma individualizada e ofereça os cuidados que cada um necessita de forma empática.
Respeite as vontades do paciente
É importante que haja o respeito aos desejos e ambições do paciente, afinal, ele te contatou justamente para sanar as suas necessidades. Não venda a ele tratamentos e procedimentos no meio da consulta, principalmente se não forem de seu interesse. Só se faz um acolhimento humanizado escutando e reconhecendo o que o paciente espera do trabalho prestado.