Você sabia que no Brasil, 39 milhões de pessoas já lidam com a perda total ou parcial dos dentes?
Apesar desse número ser assustador, quando se faz o recorte de pessoas que não possuem nenhum dente, o número vai para 16 milhões, ou seja, mais da metade.
Quando isso acontece, muitos recorrem ao que chamamos de prótese dentária. Que é um procedimento bucal que visa substituir os dentes que foram perdidos.
Por causa dela, muitas pessoas voltam a se sentir completas, aumentando assim sua autoestima. Porém, o que leva a perda do dente? Entenda neste texto.
O que pode causar a queda dos dentes?
Existem diferentes tipos de fatores que podem contribuir para que haja a queda dos dentes. Entre eles, podem se destacar os seguintes:
Má higiene bucal
Todos sabemos que é recomendo que se escove os dentes após quaisquer refeições, afinal, isso evita o surgimento de placas bacterianas e tártaro. Mas mesmo quando isso é feito, há possibilidades de houver quedas dos dentes, sabe por quê?
A forma como se escova os dentes precisa ser feita de forma correta, caso contrário, quando feita, por exemplo, com muita força pode causar o “trauma de escovação”, que é quando se escova os dentes com muita força.
Quando isso acontece, é possível que a gengiva seja atacada, de modo que ela se retraia, expondo o dente, surgindo assim a sensibilidade dentária.
Palitar o dente
Quase como um hábito nacional, a prática de usar o palito de dente para retirar restos dos alimentos na boca, também pode ser prejudicial. Afinal, quando se usa o palito, o seu movimento faz com que haja uma perda óssea dos dentes.
Quando isso acontece, a possibilidade de surgir problemas como a gengiva inflamada, por isso, o aconselhável é que utilize o fio ou fita dental, juntamente da escovação.
Fumar
De um modo geral, o cigarro faz muito mal. Além de problemas respiratórios, seu uso desenfreado pode provocar também dentes amarelados.
Além desses problemas, a nicotina, substância presente nos cigarros, pode causar a gengivite e também levar à doença periodontal com perda óssea.
Traumas
Para quem não sabe, quedas e acidentes que podem levar a perda de um dente, recebe o nome de traumatismo dentário. Essa condição, dependendo de sua gravidade pode levar um paciente a perder o dente por inteiro ou parte dele.
Apesar de ser mais comum em crianças, pessoas adultas também estão sujeitas de se exporem há algum tipo de trauma, resultando assim na perda de um dente, ou mais.
Tendo em vista que esses fatores, bem como outros podem levar a queda dos dentes, é imprescindível que não deixe de fazer consultas de rotina ao seu dentista. Pois, caso seja tenha acontecido a queda de um dente, ele indicará o melhor tratamento.
Como funcionam as próteses dentárias?
A partir do momento que é feito um exame e análise por parte do dentista, será feito uma busca por qual tipo de prótese dentária melhor se enquadraria na situação.
Para entender isso, é preciso saber que tem a prótese para quem perdeu todos os dentes, como também tem aquela para quem perdeu apenas parcialmente, e assim por diante.
Cada uma delas atende de alguma forma o paciente, portanto, não há como não ir no consultório dentista, pois ele saberá e indicará a melhor opção para que você volte a sorrir e sinta confiança ao fazer isso.