Para manter a saúde bucal uma boa escovação e higienização da boca é recomendada. Porém, a higienização bucal correta e frequente não é capaz de evitar sozinha os diversos danos e problemas que atingem essa região. Existem uma série de alimentos que quando ingeridos em excesso mancham os dentes, e se for o caso, a lente de contato dental.
Os sermões que nossos pais nos davam na infância, como evitar o consumo de doces e refrigerantes, não eram apenas para evitar problemas digestivos, mas também para a manutenção da nossa saúde bucal. Essas complicações não afetam apenas a estética de nossos dentes e gengivas, mas levam a demais problemas, como a halitose. Porém, não são apenas os refrigerantes, balas e chicletes os vilãos da saúde de nossa boca, veja outros exemplos:
Alimentos que prejudicam os dentes
Frutas cítricas
Poucos sabem, mas o suco de frutas como a laranja e o limão podem trazer prejuízos a nossa saúde bucal. Isso se deve ao fato de que as frutas cítricas, como também a mexerica e o abacaxi, possuírem um alto teor de acidez. Essa acidez quando entra em contato com o esmalte dos dentes provoca o que chamamos de “erosão ácida”, e levando assim ao seu desgaste gradual.
Desse modo, se favorece o desenvolvimento das cáries e da placa bacteriana, uma vez que a arcada dentária se encontra desprotegida. Além disso, a gengiva fica mais vulnerável devido ao contato com grande quantidade de ácido. Então, não exagere no consumo desses alimentos, uma vez que tudo em excesso traz certo tipo de dano a nosso corpo, com a boca não seria diferente.
Café com açúcar
O café é um dos fiéis companheiros de muita gente. Infelizmente, apesar de trazer benefícios como o fortalecimento da memória e a energização do corpo, pode influenciar a incidência de estragos na saúde bucal. Essa bebida possui pigmentos que causam o escurecimento dos dentes, fazendo com que tomem uma coloração amarelada e de aparência duvidosa.
Em conjunto com o açúcar, esses danos são ainda maiores, uma vez que influencia diretamente no desenvolvimento das cáries. Logo, evite ingerir o café frequentemente, ainda mais com açúcar, reduzir as colheres ou substitui-las por açúcares naturais também são opções.
Castanhas
As castanhas são alimentos frequentemente indicados pelos nutricionistas, mas, não tanto pelos dentistas. Esse tipo de semente traz uma série de benefícios ao nosso organismo e seu funcionamento, já que possuem proteínas e fibras em sua composição.
Mesmo com as vantagens para a boa condição dos cabelos, pele e o bem-estar geral, as castanhas possuem o seu lado negativo. As castanhas, em especial as de consistência mais dura, influenciam na quebra do esmalte natural da dentição e permite que fique desprotegida.
Outro fator negativo é que no caso de algum tratamento odontológico, como o de implante dentário ou aparelho ortodôntico, a castanha pode danificar e até mesmo quebrar as peças por sua dureza. A solução seria partir esse alimento em pedaços, facilitando a mastigação, ou consumi-lo em pasta ou creme.
Alimentos ricos em carboidratos
São vários os alimentos ricos em carboidratos e nessa listagem podemos citar os pães, as massas e a maioria dos tubérculos. Por serem de fácil identificação estão presentes em grande parte do nosso dia-a-dia e em nossas principais refeições. Contudo, estão sendo citados aqui por um motivo.
Alimentos com grande quantidade de amido, como os evidenciados, para a sua total absorção, são metabolizados como açúcares no processo de digestão no organismo. Por esse motivo, se torna possível, em conjunto com as bactérias, a produção do ácido que leva os danos no esmalte dos dentes.
Além disso, alimentos ricos em carboidratos, quando mastigados, ficam viscosos e se unem aos dentes com facilidade, influenciando o desenvolvimento das bactérias e assim, da placa bacteriana. No entanto, assim como os demais alimentos presentes nessa listagem, não há necessidade de exclusão, porém, ter um consumo controlado é fundamental.
Logo, para uma melhor saúde bucal e o melhor estado dos dentes e gengivas, é necessário que haja a moderação desses tipos de alimentos, juntamente com uma escovação precisa e uma higiene bucal completa, com o uso do fio dental e do flúor. A visita regular a clínica odontológica também deve ser parte dessa rotina de cuidados, fazendo com que problemas como lesões e a erosão dos dentes sejam percebidos, e futuras enfermidades sejam evitadas.