Quando se fala de profilaxia poucos reconhecem, mas estamos tratando da limpeza dentária realizada no consultório odontológico. Para uma dentição ainda mais saudável e mais agradável esteticamente é essencial que esse procedimento seja feito regularmente, já que a higiene bucal realizada em casa pode deixar a desejar.
Além de otimizar a higiene bucal, a profilaxia tem como objetivo prevenir doenças periodontais, combatendo diretamente a formação das placas bacterianas. A limpeza profissional, por sua vez, não possui como efeito a remoção de manchas, sendo recomendado recorrer ao clareamento ou a lente de contato dental.
Saiba mais sobre esse tratamento essencial para a saúde bucal:
O que é Profilaxia dentária?
A profilaxia dentária é a limpeza profissional bucal que atua diretamente contra as complicações e os danos da saúde bucal. Essa ação preventiva combate a proliferação de bactérias, e assim a formação das placas bacterianas.
Oseu combate as placas bacterianas, previne assim a formação de cáries, tártaros e o desenvolvimento da gengivite e suas fases.
Na ausência desses problemas, a arcada dentária fica protegida e fortalecida impedido a sua perda em logo período de tempo. Esse procedimento, por sua vez tende a ser indolor, porém, isso irá depender do estado da dentição.
Quais os benefícios da Profilaxia dentária?
As vantagens da profilaxia dentária estão ligadas justamente na proteção da arcada contra a ação das bactérias, essas que são nocivas em contato a resíduos de alimentos. Em caso de má escovação e na falta da passagem do fio dental e do uso do enxaguante bucal, se combate essa reação que é a principal responsável pelos problemas bucais.
Dentre esses problemas bucais estão a própria placa bacteriana, a cárie, o tártaro, a gengivite, e a periodontite; que pode levar a perda de dente. A prevenção desses danos previne as manchas de dente, mesmo que o tratamento não consiga retira-las.
Além disso, outro benefício da profilaxia é a atuação contra a halitose – mau hálito, que geralmente é provocado pela atuação das bactérias nos restos de alimentos.
Os benefícios da profilaxia dentária estão ligados diretamente a uma boca mais saudável.
Frequência do tratamento
Os odontologistas indicam que o procedimento seja realizado dentro do período de seis em seis meses. No entanto, essa frequência é situacional e vai depender dos cuidados necessários quanto a higiene bucal e a alimentação.
Caso os bons hábitos sejam mantidos, a frequência pode ser de uma vez no ano.
Método do tratamento
A profilaxia é introduzida a partir da avaliação do dentista, analisando assim a necessidade e a intensidade do tratamento. Na necessidade, é realizado um ultrassom para que o tártaro seja removido.
Em conjunto, uma quantidade de bicarbonato é aplicada, fazendo logo após uma escovação com uma pasta profilática, que permite uma limpeza mais profunda. A duração do processo varia de acordo com a gravidade da condição.
Como manter o resultado da profilaxia?
Após a realização da limpeza no consultório odontológico, os cuidados que deveriam ser feitos desde sempre são requisitados para a manutenção de seu efeito. Dentre eles estão a higiene bucal precisa e completa, uma alimentação com base em alimentos saudáveis e a visita regular ao seu dentista.
Boa higiene bucal
Para uma boa higiene bucal, é necessário que a escovação seja realizada logo após as refeições, com um creme dental com flúor. A passagem do fio dental deve acompanhar as escovações, e deve ser diária assim como o enxaguante bucal. Se atente as orientações de seu dentista.
Alimentação saudável
A alimentação deve ser saudável e equilibrada, buscando evitar e substituir alimentos ricos em açúcar. Alimentos açucarados são os principais causadores das cáries e dos demais danos à saúde bucal.
Visitas regulares ao dentista
Por fim, as visitas a clínica odontológica devem se manter recorrentes. É por meio da avaliação clínica que se é possível identificar os problemas bucais em sua fase inicial e prevenir que se desenvolvam. A periodicidade determinada para a profilaxia pode ajudar com que essa frequência seja mantida, promovendo um sorriso cada vez mais saudável.