Cerca de 11 mil dentistas que se formam todos os anos no país têm como objetivo abrir o próprio negócio. Para grande parte desses profissionais, possuir a própria clínica significa maiores chances de faturamento e mais autonomia para a vida profissional e pessoal.
No entanto, é necessário mais do que conhecimento técnico para que um consultório se transforme em uma empresa viável e bem sucedida. É preciso planejar-se e buscar conhecimentos básicos das áreas de administração, direito, marketing e contabilidade para estruturar seu negócio.
Para quem quer investir nesse projeto, separamos alguns aspectos positivos e negativos que podem ajudá-lo a ter mais clareza na hora de abrir sua própria clínica.
Autonomia profissional
Uma das grandes vantagens de ter o próprio negócio diz respeito à autonomia profissional. Somente quem é autônomo tem a liberdade para fazer os próprios horários e trabalhar com maior mais tranquilidade para conciliar a vida pessoal e profissional. Apesar de algumas dificuldades para montar e gerenciar a própria clínica, muitos profissionais confirmam: ter autonomia é uma das sensações mais gratificantes de quem opta por trilhar esse caminho.
Investimento inicial
Um dos aspectos negativos para quem quer montar a própria clínica diz respeito ao investimento inicial. Além do valor para a compra de equipamentos, mais os custos do aluguel, é preciso contabilizar também um capital de giro, até que o dentista conte com um número suficiente de pacientes que lhe permita cobrir todos os gastos.
Parcerias e sociedade
Para quem não possui o capital inicial necessário ou quer minimizar os riscos do negócio, a solução é contar com parcerias. Os custos da clinica podem ser divididos entre mais dentistas, que podem usufruir do espaço, sem ter que assumir o ônus sozinho.
A possibilidade de uma sociedade também pode ser considerada. Um sócio de uma área de afinidade com o negócio, como contabilidade ou administração, podem trazer bons resultados para a clínica e suprir uma demanda que muitos dentistas não se sentem preparados para assumir.
Conseguir pacientes
Para muitos dentistas a atividade de prospecção é um desafio, uma vez que as demandas do próprio consultório já costumam consumir boa parte do tempo. Para promover uma atividade de prospecção efetiva, o ideal é investir em um público e em uma área de atuação. Isso ajuda com que você seja reconhecido por sua especialidade, trazendo assim novos pacientes que estejam em busca de um profissional voltado para um tipo específico de demanda.
Buscar franquias
Cientes das dificuldades que muitos dentistas encontram na administração de seus negócios, algumas redes de franquias surgiram no mercado. Em geral esse tipo de negócio oferece treinamento gerencial, auxiliando o dentista nas questões de finanças, gestão e divulgação. No entanto, costumam cobrar bastante caro pelo uso da franquia e com retorno que varia entre dois a três anos após a montagem do negócio.
O fundamental para montar um consultório odontológico é ter conhecimento do mercado e experiência para lidar com as mais diversas situações que são comuns aos profissionais dessa área.
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