O queixo pequeno é um problema tanto estético quanto funcional, portanto é importante que o paciente atente-se para saber se o queixo pequeno causa algum problema.
Porém, caso o problemas seja apenas estético, ainda é possível procurar pela correção caso o paciente assim deseje,
Dessa maneira, para saber mais a respeito do queixo pequeno continue lendo o artigo abaixo:
Por que tenho o queixo pequeno?
Para compreender o motivo de você possuir o queixo pequeno é necessário entender o que significa retrognatismo e prognatismo.
Isso se deve ao fato de que ambas são as principais condições que causam o queixo grande ou o queixo pequeno.
Portanto, normalmente o prognatismo e o retrognatismo são as duas causas que explicam as anormalidades no tamanho da mandíbula.
Sendo assim, o queixo grande geralmente é causado pelo prognatismo que é o crescimento excessivo da mandíbula e acaba deixando o paciente com o queixo para frente,
Já o queixo pequeno costuma ser resultado do retrognatismo, que normalmente é causado pelo déficit no crescimento ou posicionamento retraído da mandíbula.
Desse modo, essas costumam ser os maiores causadores de problemas relacionados ao queixo grande ou pequeno.
Ambos são problemas de má-oclusão que estão relacionados ao posicionamento da mandíbula em relação a arcada superior.
Porém, o queixo pequeno também pode ser um problema puramente estético e não causar nenhum problema além de um déficit estético.
LEIA TAMBÉM: Saiba o que causa e como corrigir o queixo para frente
O que causa o queixo pequeno?
O queixo pequeno pode ser causado por diversos fatores, porém, na grande maioria dos casos está associado à hereditariedade.
Assim sendo, os principais problemas que causam o queixo pequeno são:
- Hereditariedade;
- Hábitos parafuncionais;
- Doenças respiratórias que provocam a respiração bucal;
- Problemas de má formação;
- Impactos que provocam o deslocamento da mandíbula.
Quais problemas o queixo pequeno traz para o paciente?
O queixo pequeno pode ser um problema puramente estético ou também pode causar problemas além da estética.
Visto que ele pode ser causado por um problema denominado retrognatismo, que é um problema relacionado ao crescimento insuficiente da mandíbula ou por problemas de posicionamento dela.
Dessa maneira, o queixo pequeno pode causar sintomas como:
- Papada;
- DTM;
- Roncos e apnéia do sono;
- Lesões no palato;
- Perda dentária;
- Dificuldade para falar, respirar e mastigar.
Como saber se tenho o queixo retraído?
A forma mais correta de confirmar se você possui ou não um queixo retraído é marcando um atendimento com um dentista, mais especificamente um cirurgião bucomaxilofacial.
Ele é responsável por realizar cirurgias com objetivos estéticos e funcionais, portanto ele será capaz de identificar qualquer tipo de problema relacionado ao tamanho do queixo.
Como corrigir o queixo pequeno?
O tratamento do queixo pequeno pode variar se o problema é puramente estético ou se causa outros problemas funcionais.
Portanto, a primeira coisa a se fazer é identificar se o queixo pequeno do paciente é puramente estético ou não.
Caso seja puramente estético, o paciente pode corrigi-lo com alguma cirurgia estética, seja ela a mentoplastia, que é uma cirurgia puramente estética e possui a função.
Porém, no caso de o queixo pequeno causar problemas funcionais será necessário realizar outro tipo de tratamento que varia de acordo com a idade do paciente.
Dessa maneira, caso o paciente esteja na faixa etária que compreende a infância e adolescência é possível corrigir essa condição por meio do uso de aparelhos.
Isso se deve ao fato de que durante essa idade a arcada dentária do paciente ainda estar em formação e permitir movimentações.
Caso já tenha passado da fase da infância e adolescência pode ser necessária a realização de uma cirurgia ortognática.
A cirurgia ortognática é uma cirurgia que visa reposicionar a mandíbula ou interferir no tamanho da mandíbula, e dessa maneira corrige o queixo pequeno.
Quais os benefícios de se corrigir o queixo curto?
A melhoria na estética facial continua sendo um dos maiores benefícios proporcionados ao paciente durante a busca para corrigir o queixo curto.
Isso deve-se ao fato de que esse problema é conhecido por causar um enorme déficit estético por conta do queixo ficar com um tamanho menor, portanto, a correção consegue corrigir isso.
Além disso, quando o queixo curto causa problemas funcionais sua correção pode trazer uma melhoria na qualidade de vida do paciente.
Essa melhoria pode ser vista como uma melhoria na respiração pela desobstrução das vias aéreas, na fala e na mastigação, além de livrar o paciente de feridas no palato.
Portanto, a correção do queixo pequeno não é importante somente para corrigir o déficit estético causado por ele, mas também para correção de problemas funcionais.
Ela também é capaz de proporcionar ao paciente a correção de quaisquer problemas relacionados a ATM, sejam eles zumbidos, estalos, travamentos ou até mesmo dores na articulação.
Dessa maneira, por meio dessa correção o paciente pode voltar a levar uma vida tranquila e livre de complicações, tanto estéticas quanto funcionais.
LEIA TAMBÉM: Mitos e verdades sobre o Botox
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!