Com certeza você já ouviu falar, e até mesmo já teve tártaro dentário, mas ainda deve possuir dúvidas quanto ao assunto. Você sabia que o motivo principal de sua aparição é uma alimentação acidificante, rica em açúcar e gorduras prejudiciais, juntamente com uma má higienização? E que, além disso, o tártaro não afeta todos da mesma maneira, e depende da suscetibilidade e resistência do paciente? Pensando nisso, preparamos as cinco perguntas mais frequentemente sobre o tártaro para tirar as suas dúvidas. Confira.
O que é o tártaro?
Também chamado de cálculo dentário, o tártaro nada mais é que placa bacteriana de cor amarelada, acumulada e transformada em uma crosta que começa a endurecer e se grudar no dente internamente à gengiva, e quando se externa, passa a ser vista próxima a ela.
Como se forma?
Além da alimentação mais acidificante e açucarada, a negligência com a higienização bucal são os principais causadores do tártaro. Ele começa a se formar a partir do acúmulo de placa bacteriana que se forma constantemente na superfície do dente e que não foi corretamente removida por provável falta ou baixa qualidade na escovação, além da susceptibilidade individual de cada um de formar mais ou menos placa. Esta placa surge da combinação de alimentos, líquidos e saliva e em excesso, provoca uma reação bioquímica natural com a saliva, que produz cálcio e acaba por se incorporar na placa a calcificando, transformando-a em tártaro.
Quais as consequências do tártaro?
Além de prejudicar a estética dos dentes e do sorriso, se não prevenir ou tratar o tártaro, com o tempo sua presença causará inflamação da gengiva, a famosa gengivite, e infecção no osso, causando doença periodontal. Outro malefício causado por ele contra é o mau hálito, que convenhamos, não é nada agradável para quem tem e para quem está em volta.
Como tratar?
O tártaro endurece e se une tão forte ao dente que apenas um dentista é capaz de tirá-lo completamente. Além disso, não existe no mercado produtos que removam o tártaro em casa. O cirurgião dentista possui instrumentos específicos e um aparelho chamado ultrassom, de manipulação e acesso apenas profissional, que raspam o tártaro desde sua base, que se inicia dentro da gengiva, até sua camada mais superficial. Este procedimento é chamado de tartarectomia e deve ser realizado de 3 em 3, 6 em 6 meses ou 1 vez por ano, de acordo com a avaliação e necessidade que o seu dentista definir melhor para você.
Como prevenir?
Uma maneira eficiente de evitar o tártaro é saber onde ele mais costuma aparecer, melhorando a intensidade e qualidade da escovação nessa área, e evitando o acúmulo de placa bacteriana.
Existem duas regiões que são mais comuns dele acontecer: na parte de trás dos dentes debaixo, voltados para a língua, e próximo das bochechas, na região de molares superiores. Isto ocorre devido à presença de glândulas salivares, que juntando o excesso de saliva produzida por elas e a placa bacteriana, formam o tártaro com mais facilidade.
De qualquer maneira, a higienização ainda é a melhor maneira de prevenir o tártaro, e deve ser feita criteriosamente em todos os dentes da boca. Portanto, a escovação dentária a cada alimentação e o uso do fio dental todos os dias são as principais armas para evitar o tártaro.
Ficou alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e, se você possui tártaro, marque o quanto antes uma raspagem com seu dentista.
O que é o tártaro dentário e como tratar? - Sorriso para Todos
written on 2 dezembro 2015 -[…] post O que é o tártaro dentário e como tratar? appeared first on IEB – Instituto de Estética […]
Wanderson Lage
written on 6 janeiro 2016 -ok
Sandy
written on 3 março 2017 -Eu tenho tartaro meu denti ta quebrando as pouco como nao deixar quebrar mas ate eu ir no destista. Como o tartaro nao aumenti
Wanderson Lage
written on 7 março 2017 -Boa tarde! Tudo bem? Favor procurar uma de nossas unidades. Temos ótimos especialistas para ajudar você no que deseja!