Você já visitou seu dentista esse ano? Quantas vezes você foi ao dentista no ano passado? Talvez a melhor pergunta seja: Qual foi a última vez que você visitou seu dentista? Grande parte da população vai só quando acha necessário, muitas vezes devido à dor de dente. Porém, quando surge dor, é sinal de que o problema já está mais avançado.
Quando devo ir ao dentista a cada 6 meses?
Para manter uma boca saudável, a ida ao dentista a cada 6 meses deve ser feita de seis em seis meses, a partir de um ano de idade. Isso mesmo! Se você não vê um dentista há seis meses ou mais, já está na hora de abrir um espaço na sua agenda e marcar uma nova consulta. Talvez você esteja se perguntando o motivo dessa frequência, pois muitos consideram um pouco exagerada. A resposta é simples: prevenção. Para tal finalidade, são feitas duas coisas básicas na sua consulta de rotina: check-up e limpeza. Se houver alguma estrutura acometida, é claro que o dentista vai fazer um tratamento.
Check-up
No check-up, o dentista vai verificar se tem algo fora do normal na sua boca, como placa, tártaro, cáries, manchas, lesões gengivais, dentes lascados, etc. A placa é uma camada pegajosa formada por bactérias e, se não for removida, pode endurecer e virar tártaro. Quando você tem tártaro, ele não sai com escova nem fio dental, só o dentista resolve. Se houver acúmulo de tártaro nos dentes, você pode desenvolver doenças bucais mais severas.
Já a cárie é uma deterioração do dente causada por diversos fatores, como higiene oral inadequada, enquanto as manchas nos dentes podem ser causadas por cigarro, certos alimentos e bebidas. Cáries e manchas também pode causar complicações e devem ser removidas.
Suas gengivas também são examinadas durante a consulta e o dentista é capaz de medir os espaços entre os dentes e gengivas, usando uma ferramenta especial. Em gengivas saudáveis os espaços são rasos, mas em alguns casos podem estar mais profundos e significar alguma doença. Outras estruturas que também são verificadas é a língua, garganta, cabeça e pescoço, procurando sinais de alarme, como inchaço ou feridas.
Se seu dentista observar alterações em tempo hábil, você evita que as pequenas questões se tornem grandes problemas, isso porque a maioria deles é crônica, vai se desenvolvendo lentamente ao longo do tempo. Indo o dentista a cada seis meses, esses problemas não têm tempo de progredir, mas se você demorar mais, talvez você tenha que gastar muito tempo e dinheiro para tratar um dano que poderia ter sido evitado.
Além do mais, a boca é uma porta de entrada do corpo! Muitas doenças sistêmicas, como diabetes, deficiência de vitaminas e doenças cardíaca podem se relacionar com a cavidade oral. Portanto, algumas patologias podem ser percebidas através de uma exame dentário e avaliação do dentista, quando ele relaciona os achados com o relato médico.
Limpeza
Mesmo que você seja uma pessoa que escove os dentes corretamente, na frequência certa, e use fio dental todos os dias, você não consegue remover o tártaro em casa.
Se houver cáries ou outras condições prejudiciais, o dentista irá resolvê-las também com o uso de equipamentos e produtos próprios. Mas isso não faz parte da limpeza: essas situações aparecem quando as pessoas não seguem as instruções do dentista, não fazem higiene correta e nem realizam a prevenção.
A cada seis meses seu dentista repetirá o check-up e a limpeza, te poupando futuras despesas com longos tratamentos. Após todos os procedimentos, ele fará uma série de recomendações sobre a saúde da sua boca. Se você segui-las em casa, vai manter seus dentes e gengivas mais saudáveis e, assim, prevenir que pequenos danos progridam e que algumas doenças apareçam.
Se você não está em dia com suas consultas odontológicas, evite prejuízos futuros e vá logo agendar uma visita ao dentista.
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários. Quem sabe sua pergunta não vira tema de um próximo encontro aqui no blog?