Por se tratar de uma profissão pouco divulgada no mercado, a fonoaudiologia já é recomendada por muitas instituições de ensino e profissionais de saúde, uma vez que é essencial para o bom desenvolvimento da criança. Sua atuação não se limita a apenas a ensinar as crianças a falar corretamente e no acompanhamento de pessoas durante o tratamento com aparelho ortodôntico.
Pais de crianças sabem o quão desafiador orientar a fala é capaz de ser, o cotidiano se volta completamente a busca por sanar as dificuldades e ao tratamento das limitações. Essas características implicam também em outras atividades como a alimentação, o vestuário, a escovação, recreações e a necessidade de a locomover para a escola e para o médico, e requer tempo disponível. Repentinamente, no meio dessa confusão de emoções, é necessária uma consulta com o fonoaudiólogo. Não se precipite em ações, com a situação ficando cada dia mais complicada, a ansiedade pode aumentar e conclusões e atitudes erradas podem acontecer então, mantenha a calma e busque a ajuda de um especialista.
A fonoaudiologia está realizando a anos pesquisas visando o desenvolvimento dos bebês e um melhor amparo as famílias e profissionais sobre os eventuais sinais de maior atenção e que indicam que o desenvolvimento da criança está fora do ritmo previsto e que necessita de um tratamento fonoaudiológico. Veja qual o objetivo da especialização em fonoaudiologia e por que recorrer a ela:
O que é fonoaudiologia?
A fonoaudiologia é a área da saúde que atua na correção de problemas de desordem na fala, na audição e escrita. Essa ciência age na reabilitação da comunicação não apenas de crianças, mas também de adultos, que pode está modificada devido a síndromes, mudanças neurológicas, autismo, deficiência auditiva, ou até mesmo um atraso de linguagem sem motivo aparente. A terapia fonoaudiológica procura facilitar ou melhorar a comunicação dos mais jovens.
Muitas pessoas limitam o trabalho dos fonoaudiólogos a apenas ao acompanhamento de crianças que falam errado segundo a sua perspectiva. Mesmo que esse acompanhamento seja frequente no consultório desses profissionais, suas habilidades vão além de solucionar problemas da fala e da linguagem, indo até problemas na leitura, escrita, como a gagueira, síndromes, autismo, paralisia cerebral, malformações craniofaciais, etc.
O tratamento fonoaudiológico quando realizado com uma criança geralmente abrange o uso de atividades lúdicas, já que a terapia flui mais facilmente com a criança se divertindo, e é em momentos de diversão que se consegue adquirir dela mais informações.
Além dos benefícios que estão relacionados a fala da criança, a terapia fonoaudiológica apresenta diversos resultados que influenciam positivamente em sua rotina, contendo efeitos que continuam com o avançar da idade. A fonoaudiologia pode fazer com que a criança se comunique de uma melhor forma; seja pela fala ou escrita, escutando e entendendo melhor o que lhe é dito.
Fonoaudiologia não se limita a fala
É do ponto de vista popular que o serviço prestado por um fonoaudiólogo seja buscado somente na incidência de problemas relacionados a fala. Entretanto, além da linguagem oral, o fonoaudiólogo atua em problemas relacionados também a linguagem escrita, como em casos de dislexia, dando o apoio necessário a crianças com desordens na voz, respiração e com dificuldade para mastigar, ingerir ou sugar.
O fonoaudiólogo auxilia com as relações sociais
No caso de uma criança se desenvolver com uma habilidade limitada de se comunica, ou de não possuir uma fala entendível, esse profissional atuará em suas habilidades e relações sociais por meio de diferentes estratégias. As estratégias utilizadas vão desde as histórias sociais, representações de papéis, criações de vídeo ao uso de aplicativos auxiliadores.
A boa fala e linguagem ajudam na leitura
O desenvolvimento da linguagem escrita é influenciado diretamente pela linguagem oral estabelecida previamente. A fala e a pronúncia correta de sons garantirá que as confusões de sons não apareçam na escrita.
A capacidade de se comunicar é essencial para a vida e para os nossos relacionamentos. A comunicação compõe a fala, o olhar, a escrita, digitação, os gestos e também as expressões faciais. Logo, é função do fonoaudiólogo auxiliar os pequenos nesse caminho até a manutenção de uma boa comunicação. Cada criança possui seus anseios e suas metas futuras, mesmo que ainda não estejam totalmente formuladas, e é esse profissional que as prepara e as orienta para um bom posicionamento no mundo lá fora.