As estratégias para um planejamento eficiente na hora de abrir uma clínica odontológica vão muito além de um plano de negócios que envolvem metodologias de marketing, finanças e contabilidade. Já imaginou enxergar a sua clínica com os olhos do paciente? Pois então visualize! Essa poderá ser uma ferramenta muito importante para complementar o seu planejamento e ainda garantir o sucesso da clínica. Conheça melhor a estratégia!
Entenda o que o paciente quer e precisa para você ter sucesso na sua clínica odontológica.
Adquirir a percepção do cliente ajudará elaborar estratégias de atendimento que conserve o foco do cliente como principal objetivo. Você precisa saber o que o cliente quer. Veja algumas formas de fazer isso!
1. Qualidade no atendimento
Ao chegar a um estabelecimento comercial, como você gostaria de ser recebido? O bom atendimento pode não ser somente o cumprimento ao chegar ou sair, mas um padrão que deve se manter durante e após a presença do paciente na clínica. A sua própria experiência como paciente pode ser válida para esse pensamento e ainda gerar ideias inovadoras para melhorar a experiência agregada em um atendimento de qualidade.
2. Resultados reais
O número de pacientes que reclamam de tratamentos que não resultam no que esperavam é grande. O que você pode fazer para evitar isso? Pense como o paciente! O que o paciente quer? Muitas vezes, ele quer apenas a verdade. A informação correta de que um determinado tratamento pode não apresentar o resultado desejado logo no início. Isso poderá ser a peça chave para conquistar a confiança do paciente e garantir a construção de um relacionamento duradouro.
3. Conforto e segurança
Saber o que o paciente quer é muito importante. Por exemplo: produtos intangíveis, muitas vezes, permitem que o sucesso da clínica seja alcançado por quem investe neles. Com o alto índice de criminalidade no país, você acha que a segurança proporcionada pela sua clínica pode fazer a diferença para atrair mais pacientes? O conforto aliado ao sentimento de segurança conta muito na hora de escolher uma clínica para a realização de um tratamento.
4. Liberdade de decisão
Você já deve ter vivenciado momentos em que fez um orçamento de um produto ou serviço em uma determinada empresa e foi atormentado ao extremo para fechar o negócio. Use essa experiência para entender que o cliente gosta de ter a liberdade e privacidade necessária para decidir realizar o tratamento na sua clínica. Não respeitando esse espaço, provavelmente ele não voltará mais.
5. Acesso a tecnologias e inovações
A sua clínica oferece produtos e serviços novos? Mesmo que por encomenda, a clínica deve contar com metodologias inovadoras para garantir um bom atendimento. Muitos pacientes são mais adeptos a tratamentos novos e que prometem resultados melhores, mesmo tendo que pagar mais por isso. O paciente busca soluções definitivas em seus tratamentos e, com resultados acima da expectativa, você poderá fidelizá-los com maior facilidade.
6. Custo/benefício
Saber o que o cliente quer deve também estar associado em saber também o que o cliente não quer. Preço não é a coisa mais importante quando comparamos os resultados que um tratamento pode proporcionar. No entanto, ninguém gosta de descobrir que pagou por um produto ou serviço bem mais caro que o preço real praticado em outras clínicas somente porque o profissional se aproveitou da falta de conhecimento do paciente. Você não precisa ter o melhor preço, mas, se for compatível com o mercado, poderá compensar com um atendimento de qualidade e um ambiente agradável e seguro para o paciente fazer o tratamento na sua clínica. Ou seja, o cliente não deseja simplesmente o menor preço, ele deseja um local onde ele percebe qualidade e que o preço se encaixe dentro do que ele consegue pagar, mas não necessariamente seja o melhor preço da cidade.
7. Comunicação ativa
O conceito de superioridade do profissional de saúde não existe mais, portanto se você ainda se encaixa nesse perfil, é preciso fazer mudanças, caso contrário encontrará sérias dificuldades na atração e fidelização de pacientes na sua clínica. O paciente busca um profissional que mantenha o diálogo aberto e informe tudo detalhadamente sobre seu tratamento. Então, converse como se fossem amigos, tomando sempre cuidados para não invadir a intimidade dele, e mantenha um sorriso no rosto. A simpatia será determinante para o cliente escolher a sua clínica.
A sua clínica pode dar certo e atingir o sucesso almejado. Coloque-se no lugar do paciente e descubra como ele pensa. Assim, a fidelização dos pacientes será mais fácil que imagina. Se encontrar dificuldades nesse processo, pode contar com a realização de uma pesquisa de satisfação para obter a orientação necessária e redirecionar os objetivos da clínica.
E você? Já se colocou no lugar do paciente para imaginar o que ele pensa e deseja? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência com agente!