Ter dentes perfeitos é uma das principais motivações das idas ao dentista. Com o acompanhamento odontológico necessário, os cuidados com a aparência dos dentes também trazem uma melhora à saúde bucal.
Veja aqui tudo o que você precisa saber para ter dentes perfeitos e quais são as principais medidas e procedimentos:
O que são dentes perfeitos?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há segredos para quem almeja ter dentes perfeitos. Além disso, contrariando o senso comum, os dentes perfeitos não são aqueles vendidos pelos famosos, já que esse conceito leva em consideração as particularidades de cada arcada dentária.
Os dentes ideais variam quanto a características físicas, idade, formato do rosto, gênero e outros fatores internos e externos.
O sorriso é considerado o nosso cartão de visitas, o que faz com que tenha muito peso nas primeiras impressões. Assim sendo, cuidar do sorriso não deve ser somente uma questão estética, mas sim de melhora de qualidade de vida e saúde, já que também envolve o tratamento de problemas bucais.
Ter uma dentição mais bonita deve considerar as complicações que afetam não só a estética dos dentes, mas também a sua saúde, livres de cáries e doenças periodontais.
Dentística, o que é?
A dentística é a especialidade da odontologia responsável pela restauração do sorriso, considerando não só o seu aspecto visual, mas também a eficiência de suas funções, como mastigação e fala. Por conta das necessidades e prioridades de cada caso, a dentística pode ser dividida em cosmética e restauradora.
Entre os principais objetivos dos dentes perfeitos estão fazer com que os dentes fiquem mais claros, simétricos e harmoniosos, melhorando a autoestima e a autoconfiança do paciente.
Os procedimentos feitos por essa especialidade são focados na conservação e recuperação da integridade estrutural dos dentes.
Os principais procedimentos da dentística incluem restaurações, o clareamento dental, facetas de porcelana, lentes de contato dentárias, etc. Dessa forma, o especialista em dentística busca solucionar os dentes que foram danificados de alguma forma, que estão quebrados, rachados, manchados ou escurecidos.
O recomendado é recorrer aos cuidados desse profissional ao menos 2 vezes ao ano para manter o sorriso mais bonito.
Afinal, como deixar meus dentes perfeitos?
Para se ter dentes perfeitos é necessário que os cuidados não se limitem apenas ao consultório odontológico, devendo o paciente também considerar a adesão de bons hábitos para a otimização e manutenção dos resultados.
Aparelho ortodôntico
Para quem sofre com problemas de má oclusão e desalinhamento dentário, a solução é recorrer ao uso de um aparelho ortodôntico, móvel ou fixo, dependendo do caso.
Dessa forma, uma vez que soluciona dentes tortos e desalinhados, o aparelho promove um sorriso mais harmonioso e bonito.
Costuma ser a primeira indicação do dentista para que se consiga alcançar os dentes perfeitos almejados.
Restaurações
As restaurações dentárias são um dos principais tratamentos feitos em consultórios odontológicos. É a indicação em casos em que o dente sofre alguma fratura ou traumas, que podem ter causas externas ou serem causados por cáries.
Por meio da restauração se busca reconstruir a estrutura do dente, evitando o aparecimento de problemas, como a perda dentária.
A técnica é feita primeiramente pela retirada da parte comprometida do elemento, sendo seguida pelo seu preenchimento por materiais específicos. Por meio da restauração, se previne o aparecimento de alguma infecção ou a degradação do local afetado.
Clareamento dental
O clareamento dental, como o próprio nome indica, é o tratamento recomendado em casos de alterações de cor no dente, que podem ser bastante perceptível.
O procedimento pode ser feito em consultório, de forma caseira ou mista, em que o paciente pode dividir o tratamento entre as duas abordagens.
O clareamento feito em consultório é feito pela aplicação de grande quantidade de agentes clareadores sobre os dentes, aplicando o laser logo em seguida. Já a abordagem caseira, em comparação com a feita com laser, é mais demorada, sendo utilizado um molde dental de silicone, colocado nos dentes diariamente com um gel clareador.
A escolha do clareamento ideal irá depender da avaliação do dentista e dos objetivos do paciente.
Lente de contato dentárias
As lentes de contato são lâminas finas aplicadas sobre os dentes em casos de quebras, lascas e manchas.
Dessa forma, o procedimento tende a ser recomendado em casos em que há a necessidade de melhorar a estética do sorriso e/ou restaurar a sua finalidade, conservando a estrutura dental.
Para que haja a colagem, na maioria das vezes não é necessário o desgaste, já que as lentes possuem uma espessura de 0,2 e 0,4mm. Possuem uma boa resistência, e com uma boa manutenção podem durar até 10 anos.
Contudo, tendem a ser indicados em casos mais leves, e diante aos mais complexos o paciente pode ser encaminhado para a aplicação de facetas dentárias, que possuem cerca de 0,7 mm de espessura.
Dentes perfeitos e naturais e higiene bucal adequada
Por fim, tão importante quanto aos procedimentos feitos na clínica odontológica, uma boa higiene bucal feita diariamente é o segredo da manutenção dos dentes perfeitos.
Com isso, ela deve ser feita de forma completa, contando com uma escovação precisa, com o uso do fio dental e o bochecho com o enxaguante bucal.
A escovação deve ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, contando com uma escova de cerdas macias e com um creme dental fluoretado. O uso do fio dental deve acompanhar uma dessas escovações, enquanto o uso do antisséptico deve considerar as orientações passadas pelo dentista.