A maioria das pessoas não se dá conta de como os hábitos são formados, mas isso é algo que todo mundo deveria prestar a atenção. A origem de um comportamento (bom ou ruim) deriva de atitudes, valores, sentimentos e da consciência do que vemos ao nosso redor. As crianças aprendem e compartilham atitudes que veem no próprio cotidiano com os pais, e por isso é tão importante ensinar bons hábitos desde cedo.
Encorajá-los a manter um sorriso saudável deveria estar no topo da prioridade dos pais, porque é isso vai fazer com que eles mantenham bons hábitos de higiene bucal no futuro. E acredite, quanto antes começar a ensinar, melhor!
Converse com o seu filho
Sempre diga para o seu filho o quanto é importante ir ao dentista, e elogie sua criança toda vez que ele tomar uma atitude saudável. Lembre-se que você deve começar a limpar a boca do seu filho antes mesmo do primeiro dente, e assim que o primeiro aparecer, a limpeza deve ser com um pedaço de gase ou algodão, com bastante delicadeza.
Quando a criança estiver mais crescida, você substitui a gase por escova e pastas de dente. Ajude seu filho a escovar os dentes e a usar o fio dental já nos primeiros anos, enquanto ele ainda não tem coordenação motora para fazer a limpeza do próprio dente. Explique porque você está fazendo aquilo e porque é importante manter os dentes saudáveis. Quando eles estiverem um pouco mais crescidinhos, deixe que eles comecem ou finalizem a escovação, porque isso fará com que eles se acostumem a fazer por conta própria.
Use produtos adequados
Escolha cremes ou pastas dentais e escovas produzidas especialmente para crianças. Escovas de dente infantis costumam ser menores, o que garante uma limpeza mais adequada. Algumas marcas no mercado oferecem escovas coloridas, ou de personagens infantis, que deixam a escovação mais divertida e prazerosa. Pastas de dente com sabor e cores diferenciadas também vão encorajar a sua criança a escovar mais e melhor. Mas lembre-se que você deve trocar a escova a cada 3 meses.
Não coloque medo na criança
Não associe a figura do dentista a punições. Muitos pais erroneamente fazem isso, ao dizer frases como “não faça isso ou vou te levar no dentista”, e “o homem ali vai te dar uma injeção”, o que acaba por criar um medo desnecessário na criança de ir ao dentista.
Se você associa o dentista a algo negativo, pode até criar adultos com pavor de consultório e prejudicar a saúde dos dentes do seu filho por um longo período. Ao invés de dizer que tratamentos são punições, elogie os seus filhos quando eles fazem um check-up e dê uma lembrancinha quando ele se comportar bem no consultório.
A primeira visita a um consultório
Por volta dos 6 meses, ou quando o seu filho ganhar o primeiro dente já pode ser a data ideal para visitar um consultório. Nesta consulta, o odontólogo irá esclarecer suas dúvidas e te dar dicas que contribuirão para que o seu filho cresça com bons hábitos em relação à saúde bucal. Quanto mais cedo você visitar um dentista melhor, porque crianças com dentes saudáveis mastigam de maneira correta, aprendem a falar de maneira mais clara, e tem mais autoestima, pois sorriem com mais confiança.
Crie hábitos saudáveis de alimentação
Tenha certeza de que os seus filhos estão mantendo uma dieta balanceada, e não incentive o hábito de comer doces. Comidas não saudáveis aumentam o risco da criança desenvolver cáries.
Mantenha você mesmo hábitos saudáveis
Como já mencionamos, as crianças aprendem observando os hábitos das pessoas da sua convivência. Não adianta nada você dizer para o seu filho o quanto importante é manter uma boca saudável se você mesmo não cuida da sua. Dê bons exemplos e faça com que o seu filho se espelhe em você.
Tenha em mente que ensinar bons hábitos para o seu filho é uma das melhores contribuições que você pode fazer para ele. Siga as nossas dicas, e temos certeza que toda a experiência em torno da manutenção do sorriso do seu filho tem tudo para ser prazerosa.
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente.