O clareamento dental é um dos procedimentos que o avanço da tecnologia trouxe para o mercado odontológico, ele é um procedimento que tem funções estéticas e que serve para melhorar a aparência e entregar a satisfação com a imagem que muitas pessoas buscam. Clareamento dental vantagens: saiba tudo sobre este procedimento.
Clareamento dental vantagens
O clareamento dental possui muitas vantagens, e uma delas é a satisfação com estética que ele proporciona. Dentes manchados ou escurecidos assim como a perda de dentes acabam impedindo a pessoa de sorrir e podem até causar um distanciamento social.
O que pode trazer serias consequências para nosso bem estar e satisfação própria, e é nisto que o clareamento dental atua, quando os dentes estão branquinhos temos mais confiança e nossa autoestima elevada.
O clareamento dental pode devolver as pessoas a alegria de sorrir, o sorriso contagia e nos dá aquela vontade e disposição de encaramos o mundo.
O que é o clareamento dental?
O clareamento dental é um procedimento que utiliza o peróxido de hidrogênio para clarear os dentes, este composto quebra as moléculas pigmentadas dos dentes tornando o mais claro e proporcionando um sorriso mais bonito.
Dentes escuros podem ser motivo de incomodo para muitas pessoas, e a solução para este problema pode ser alcançada ao realizar o clareamento.
Durante o procedimento o dentista precisa proteger a gengiva, pois o gel usado é muito forte e pode levar a queimaduras na boca, quando em contato com ela. Por isso, o profissional faz uma proteção nas áreas ao redor do dente.
Clareamento dental tipos
Para aqueles que buscam deixar seus dentes ainda mais brancos, é sempre bom ficar de olho nos tratamentos. Seu resultado vai depender do tipo de técnica usada, e principalmente se foi feito da forma correta.
Vamos trazer aqui alguns dos tipos de clareamento dentais que existem atualmente.
LEIA TAMBÉM: Confira aqui quais são os tipos de clareamento dental
Clareamento Interno x Externo
A maior diferença entre os dois é que o clareamento interno é mais indicado para dentes que passaram por um tratamento de canal. Assim, a substância que clareia os dentes é colocada dentro dele, pelo profissional.
Quando a causa do escurecimento for uma hemorragia interna ou algum problema na polpa do dente, o procedimento é rápido. Porém, se a causa for a composição dos cimentos antigos do canal, o processo pode demorar.
E no caso do clareamento externo, a técnica é realizada do lado de fora do dente. Ele pode ser feito em casa realizado pelo próprio paciente ou no consultório, sendo aplicado pelo dentista.
Clareamento caseiro
Apesar de não ser o mais recomendado, pois na maioria dos casos as pessoas o fazem sem o acompanhamento do profissional, é um dos tipos de clareamento que mais cresce entre as pessoas.
No entanto é preciso ter muito cuidado, pois os produtos usados como bicarbonato de sódio ou água oxigenada, além de não serem muito eficientes, podem causar graves danos aos dentes e à gengiva.
Atualmente já existem produtos que são aprovados por especialistas e indicados para realizar esse tipo de procedimento em casa, como a moldeira e gel clareador. Onde um dispositivo de silicone feito sob medida, deixa o gel clareador em contato com os dentes cerca de 30 minutos a uma hora. Este tratamento costuma levar três semanas para entregar os resultados.
Clareamento no consultório
Nesse caso, a dentista ativa o gel clareador através de um laser ou luz LED, que traz resultados satisfatórios para os pacientes. Existem também opções de clareamento, com um laser terapêutico.
Os resultados podem ser rápidos, sendo em muitos casos necessário apenas três sessões para que o clareamento seja feito.
Combinação entre os dois tratamentos
Além destas opções, é possível fazer uma combinação entre o clareamento realizado em consultório médico e o caseiro. Muito indicado para pessoas que buscam resultados rápidos, ou quando o clareamento não está surtindo o efeito desejado.
Outros procedimentos odontológicos estéticos
Existem também outros procedimentos odontológicos que possuem funções estéticas, e que podem ser benéficos para melhorar sua aparência. Vamos mostrar quais são estes procedimentos e suas funções.
Implantes dentários e próteses
Os implantes e próteses dentárias são um procedimento que substitui os dentes, no caso das pessoas que tiveram alguma perda dentaria. Essa perda pode ser algo muito ruim para algumas pessoas.
E é aí que entra os implantes. Criados para acabar com esse desconforto, estes procedimentos também ajudam a devolver algumas funções da mordida e de sustentação perdidas com a ausência dos dentes.
Facetas de porcelana
As chamadas facetas de porcelana são próteses finas deste material, que possuem lâminas, usadas para corrigir os dentes de desgastes, desalinhamentos, trincas, manchas ou desigualdades.
Na aplicação o dentista desgasta os dentes onde irá colar as facetas, elas são feitas sob medida para se encaixar perfeitamente na estrutura dentária. Isso faz com que a estética fique mais bonita, e nossa aparência mais agradável e natural.
Lentes de contato para dentes
Elas que, nada mais são do que uma evolução das facetas de porcelana, porém mais finas, são indicadas para corrigir problemas menores de desalinhamento nos dentes, como mudança na cor, aumento do tamanho e fechamento no espaço entre os dentes.
E mais uma de suas vantagens é que nesse caso não é preciso desgastar os dentes. Se for necessário algum desgaste, uma quantidade mínima do esmalte retirada já é o suficiente para a aplicação.
Botox
Conhecido como toxina botulínica, é um tratamento feito por meio da aplicação desta substância. Este procedimento possui muitas finalidades estéticas, e quanto à estética dental, ele trata problemas como os espasmos em partes da boca, o bruxismo, sorriso gengival e a produção excessiva de saliva.
Encurtamento ou alongamento da gengiva
Em algumas pessoas a gengiva é muito aparente quando sorriem ou ainda existem aquelas que faltam gengiva no sorriso. E os dois casos causam desconforto, mas podem ser corrigidos por meio de procedimentos cirúrgicos.
No caso de excesso de tecido gengival, é preciso realizar uma plástica para retira-lo. Este procedimento é chamado de gengivectomia, que redesenha a linha da gengiva de forma a alongar os dentes.
E para aqueles que tem uma gengiva muito curta, existe a cirurgia para colocação de enxerto. Procedimento que é feito com um tecido similar ao da nossa gengiva e que deixa os dentes menos expostos.
Bichectomia
Outro exemplo de procedimento é a bichectomia que é uma cirurgia feita para retirar o tecido gorduroso que fica em nossas bochechas e deixar o contorno facial mais fino e alongado.
O procedimento ganhou popularidade nos últimos anos, após ser muito procurado entre famosos. E por modificar muito a aparência do rosto, ele tem sido cada vez mais procurado entre as pessoas que buscam melhorar a aparência.
LEIA TAMBÉM: Quanto custa um clareamento dental? Descubra tudo sobre