O bruxismo se trata da ação de ranger de dentes frequente que afeta o indivíduo inconscientemente. Por esse motivo, esse transtorno também é chamado de bruxismo noturno.
Dentre os sintomas dessa condição estão dentes desgastados devido ao atrito, dores nas articulações da mandíbula e dores de cabeça ao despertar. Alguns dos fatores que favorecem o bruxismo são distúrbios mentais como a ansiedade e estresse.
Outras motivações do bruxismo são problemas respiratórios e genéticos. A identificação do bruxismo deve ser feita rapidamente, o que requer visitas frequentes ao dentista, favorecidas por um plano odontológico.
Conheça mais sobre as particularidades do bruxismo:
Bruxismo e sintomas
São percebidos geralmente quando a pessoa acorda, após o ato, uma vez que os músculos da face ficam doloridos. Dentre os sintomas do bruxismo estão: Fraqueza e desgaste da arcada dentária, fadiga e dores de cabeça e na extensão das articulações da mandíbula.
Quando não identificado previamente o bruxismo pode fazer com que complicações sejam barradas como problemas na ATM, funcionamento das articulações temporomandibular.
Causas do Bruxismo
O transtorno do bruxismo não possui causas específicas, mas, pode ser influenciado por alterações genéticas, no sistema respiratório e neurológico. Ademais, como tensão, estresse e ansiedade.
A ingestão exagerada de álcool, café e o consumo excessivo de fumo favorecem a incidência do bruxismo, não apenas no período noturno, mas também diurno. O uso de drogas e o refluxo também são outros fatores estimulantes a esses distúrbios.
Diagnóstico
O diagnóstico profissional pode ser observado um desgaste na arcada dentária, língua com marcas e uma reta branca na parte interna da bochecha. Entre algumas das relações do bruxismo noturno, estão a apneia do sono e desgastes dentários mais graves.
Formas de tratamento
O bruxismo não possui cura e as técnicas adotadas no tratamento visam diminuir as dores e combater danos nos dentes, o que comumente está associado ao uso de um revestimento acrílico noturno na dentição.
O uso dessa proteção faz amortecer o impacto entre a dentição e diminui o impacto entre ela, evitando os danos atribuídos. Outra contribuição, é a redução de dores e da tensão muscular na extensão da mandíbula e a prevenção das dores de cabeça também provocadas pelo ranger.
Dentre as outras formas que implicam no relaxamento dos músculos da face, pode-se incluir a aplicação periódica de injeções de toxina botulínica, relaxantes musculares, e de água morna.
Além do bruxismo, a adesão da água morna e de técnicas de relaxamento como o yoga e a massagem podem combater também, o estresse, e distúrbios mentais como a ansiedade e a depressão.
A melhor forma de tratamento é identificada por um profissional, por isso, consulte regularmente o dentista e o contate assim que o bruxismo se tornar visível. O tratamento multidisciplinar pode ser uma opção, fazendo com que além do acompanhamento de um odontologista especialista, o psicológico seja indicado.
Complicações no bruxismo
O bruxismo, caso não tratado, pode fazer com que complicações apareçam, como a sensibilidade e os desníveis da dentição. O ranger de dente frequente corrói o esmalte da dentição e revela a dentina; um tecido conjuntivo avascular, o que traz a sensibilidade.
Em casos ainda mais extremos, o bruxismo pode influenciar uma anormalidade da curvatura da arcada dentária. Os dentes tendem a deslocar e desalinham, fazendo com que o sorriso perca a sua harmonia. A doença periodontal pode se desenvolver pelo bruxismo, favorecendo ainda mais essa situação.
Saúde bucal e saúde mental
O bruxismo atinge todas as faixas etárias, reforçando ainda mais os cuidados quanto à saúde bucal e à saúde mental desde a infância. Não só as visitas regulares ao consultório odontológico, mas também à uma clínica de psicologia, são essenciais para uma melhor qualidade de vida.
Logo, deve-se levar em conta que a ocorrência do bruxismo pode está diretamente ligada ao estresse e ao estado emocional. Buscar o equilíbrio do dia-a-dia é uma das principais saídas, a prática de hábitos saudáveis ultrapassa os cuidados profissionais.
Cuidados com alimentação, com a higiene bucal, e a prática regular de exercícios físicos são umas das bases da saúde geral, evitando que o seu organismo reaja negativamente por surtos como o bruxismo.
Deve-se levar em conta que o corpo é interligado e que assim como a saúde bucal se relaciona com o bom funcionamento dos órgãos, e vice-versa, a saúde mental também é capaz de impactar a saúde bucal e o bom estado do organismo.